|
|
Aluno(a) |
Maria Clara Pugliane Mamede |
Titulo |
Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Guacira Marcondes Machado Leite |
Data |
29/05/2023 |
Resumo |
RESUMO
O presente trabalho tem como corpus o romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz e propõe-se a tecer um estudo da profunda crítica clerical e social que Eça faz nessas “cenas da vida devota”, além de analisar as injustiças sofridas pelas personagens femininas da narrativa, no caso, mulheres brancas, proletárias e beatas, moradoras de uma pequena província portuguesa do século XIX. Tal análise, que se debruçou mais especificamente na protagonista Amélia Caminha, retratada pelo narrador como a típica representação da mulher portuguesa influenciada pela religião católica e seduzida pelo padre Amaro, realizou-se, sobretudo, à luz dos conceitos de Simone de Beauvoir (2019), em O Segundo Sexo. Analisouse o contexto social em que a personagem está inserida e que justifica sua submissão aos dogmas católicos e às autoridades do clero de Leiria. O narrador queirosiano foi analisado à luz das teorias da narrativa, especialmente, as apresentadas por Gerard Genette (1970) em Discurso da narrativa e por Lígia Chiappini (2001), em O foco narrativo, em que procuramos demonstrar como, por meio do discurso implícito, o narrador critica uma sociedade que se apropria do discurso religioso para rebaixar as mulheres, e denuncia a falsa moral e a falsa fé nas atitudes dos padres e cônegos que figuram no enredo, mantendo, com isso, uma relação de dominação claramente injusta com as mulheres da narrativa.
Palavras – chave: Eça de Queiroz. O Crime do Padre Amaro. Narrador queirosiano. Mulher. Discurso religioso.
ABSTRACT
Eça de Queiroz’s novel The crime of father Amaro is analysed in this dissertation from the point of view of its deep social and anticlerical criticism, as well as its criticism about the injustices perpetrated against the female characters in the narrative – white, proletarian and religious women who live in a small Portuguese province in the 19 th century. The social context that can justify women's submission to religious precepts was analysed, mainly, in the light of Simone de Beauvoir concepts, present in The Second Sex. Gerard Genette’s Narrative discourse, and Lígia Chiappini’s O foco narrativo [Narrative focus], among others, constitute the theoretical framework through which we aim to demonstrate how the narrator uses implicit to denounce a society that appropriates religious dogmas and takes advantage of other people faith to demean and submit women.
Keywords: Eça de Queiroz. The crime of father Amaro. Queirosian narrator. Woman. Religious discourse.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|