UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Murilo Eduardo dos Reis
Titulo O discurso sensacionalista em contos de Rubem Fonseca
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Célia de Moraes Leonel
Data 26/05/2023
Resumo RESUMO
O tema da tese é a utilização, por Rubem Fonseca, de recursos linguísticos frequentemente encontrados no discurso sensacionalista. O objetivo é demonstrar a existência de proximidade entre tal discurso em contos do escritor – sobretudo no que diz respeito à expressão da violência – e na imprensa em que ele é determinante, de modo especial no diário Notícias Populares. Os seguintes contos de Rubem Fonseca compõem o corpus: “O desempenho” (da coletânea Lúcia McCartney de 1967); “Feliz ano novo”, “Corações solitários” e “Passeio noturno”, publicados em Feliz ano novo de 1975; “O cobrador” (do livro homônimo de 1978). Já no que diz respeito a Notícias Populares, selecionamos reportagens relativas a Chico Pé de Pato, Bebê Diabo e Pelezão, que protagonizam histórias relacionadas à violência da vida noturna de São Paulo, ao sobrenatural e ao estranho. Os contos de Rubem Fonseca contêm cenas de violência espetacular ou simbólica expressas por meio de procedimentos encontrados em reportagens de jornais como Notícias Populares, próprios da linguagem peculiar ao sensacionalismo, que apela para o que é violento, grotesco ou folclórico em detrimento da informação. O apoio teórico é composto, em especial, pelos estudos de Silviano Santiago (2005), Karl Erik Schøllhammer (2007) e Vera Lúcia Follain de Figueiredo (2020) sobre Rubem Fonseca e por Celso de Campos Jr, Giancarlo Lepiani, Denis Moreira e Maik Rene Lima (2011), José Luiz Fiorin (2004; 2008) e Danilo Angrimani Sobrinho (1995) sobre jornalismo sensacionalista. O método comparativo exigiu a análise detida de cada conto e de alguns textos jornalísticos. No que diz respeito à obra de Fonseca, foram examinados a linguagem que constrói as categorias narrativas, especialmente, o narrador (quem fala) e o focalizador (quem vê), bem como a história, as personagens, o espaço. No que se refere aos textos jornalísticos, investigamos a linguagem utilizada para exaltar fatos violentos ou fenômenos estranhos. As análises dos dois tipos de publicação permitiram demonstrar, nos contos do escritor, a aplicação literária de artifícios da linguagem sensacionalista.
Palavras-chave: Rubem Fonseca; conto; discurso sensacionalista; Notícias Populares; violência.

ABSTRACT
The theme of the thesis is the use by Rubem Fonseca of linguistic resources often found in sensationalist discourse. The aim is to demonstrate the existence of proximity between such discourse in the writer's short stories – especially regarding the expression of violence – and in the press in which it is decisive, particularly in the newspaper Notícias Populares. The following short stories by Rubem Fonseca make up the corpus: "O desempenho" (from the 1967 collection Lúcia McCartney); “Feliz ano novo”, “Corações solitários” and “Passeio noturno”, published in Feliz ano novo of 1975; "O cobrador" (from the homonymous book of 1978). With regard to Notícias Populares, we selected reports related to Chico Pé de Pato, Bebê Diabo and Pelezão, who star in stories related to the violence of nightlife in São Paulo, the supernatural and the strange. Rubem Fonseca's short stories contain scenes of spectacular or symbolic violence expressed through procedures found in newspaper reports such as Notícias Populares, typical of the language peculiar to sensationalism, which appeals to what is violent, grotesque or folkloric to the detriment of information. The theoretical support is composed in particular of studies by Silviano Santiago (2005), Karl Erik Schøllhammer (2007) and Vera Lúcia Follain de Figueiredo (2020) on Rubem Fonseca and by Celso de Campos Jr, Giancarlo Lepiani, Denis Moreira and Maik Rene Lima (2011), José Luiz Fiorin (2004; 2008) and Danilo Angrimani Sobrinho (1995) on sensationalist journalism. The comparative method required a detailed analysis of each story and of some journalistic texts. With regard to Fonseca's work, the language that builds the narrative categories was examined, especially the narrator (who speaks) and the focuser (who sees), as well as the story, the characters, the space. With regard to journalistic texts, we investigated the language used to exalt violent events or strange phenomena. The analyzes of the two types of publication allowed demonstrating, in the writer's short stories, the literary application of artifices of sensationalist language.
Keywords: Rubem Fonseca; short stories; sensationalist discourse; Notícias Populares; violence.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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