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Aluno(a) |
Maylah Longo Gonçalves Menezes Esteves |
Titulo |
Confluências e apropriações do gótico em contos de Edgar Allan Poe e de Machado de Assis |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Brunno Vinicius Gonçalves Vieira |
Data |
24/02/2023 |
Resumo |
RESUMO
A presente tese tem como objetivo apresentar algumas aproximações possíveis entre as trajetórias literárias e as obras, especialmente os contos, de Machado de Assis (1839-1908) e Edgar Allan Poe (1809-1849), estudando as temáticas das narrativas, observando os pontos de contato na crítica e no cenário gótico construído por cada um deles. A presença de textos e temas poeanos no autor brasileiro vai além da tradução de “O Corvo”, analisamos que o nome de Poe constou em crônicas e explicitamente no conto “Só!” de 1885. Além de abordarmos as semelhanças e diferenças quanto ao estilo de terror, de gótico e de horror poeano que permeiam os contos de Machado, refletimos também a maneira como o carioca ressignificou Poe a sua maneira, inclusive, criticando-o na própria malha textual através de sua própria abordagem do fantástico, assim como fez Poe em relação aos seus antecessores europeus. Ambos os autores se valem, muitas vezes, do modo fantástico em suas penas, para analisar o que dirão ser o “espírito conturbado do homem” de seus tempos e espaços, mas também estão preocupados em incorporar com sua "alma” e “sentimento íntimo” a literatura europeia no contexto do Novo Mundo. Em todos os contos analisados, percebemos que a melancolia, a ironia, o gótico, o terror e o horror, mesmo se passando em tempos e países diferentes, caem no denominador comum: as sombras projetadas na alma o homem, sendo este o maior tirano e assombração de si mesmo.
Palavras-chave: Machado de Assis; Edgar Allan Poe; gótico; literatura comparada; terror.
ABSTRACT
This thesis aims to present a similar approach to the gothic in short story works, by Machado de Assis (1839-1908) and Edgar Allan Poe (1809-1849), studying the themes of the narratives, observing the influence that the north American exercised over the Brazilian writer. Poe's influence on the Brazilian author goes beyond the translation of “The Raven” "O Corvo”, we analyze that Poe's name appeared in chronicles and explicitly in the short story “Só!” (1885), in addition to the similarities and differences in terms of the style of terror, poean's goth and horror were permeating Machado's tales, but the carioca re-signified in his own way, even criticizing his text itself through the fantastic, just as Poe did. Both authors use, many times, the fantastic way in their pens, to analyze what they say to be the “troubled spirit of men” of their own times and own spaces. In all the stories analyzed, we perceive melancholy, irony, gothic, terror, and horror, even if they take place in different times and countries, they fall into the common denominator: the obscurity of the human being, this being the greatest tyrant and haunting of themselves.
Keywords: Machado de Assis; Edgar Allan Poe; gothic; compared literature; terror.
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Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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