|
|
Aluno(a) |
Lívia Fernandes Nunes |
Titulo |
Da análise, a teoria: Antonio Candido e suas concepções de poesia e prosa |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Antonio Donizeti Pires |
Data |
29/07/2022 |
Resumo |
RESUMO
Esta dissertação tem como objetivo investigar as concepções de poesia e prosa de Antonio
Candido apreendidas no ato da análise literária. Os pressupostos teóricos verificados no livro
O estudo analítico do poema (1987) e no ensaio “A personagem do romance” (1968) amparam
o exame da recepção crítica de dois poemas – “Versos à boca da noite”, de A rosa do povo
(1945) de Carlos Drummond de Andrade, e “O pastor pianista”, de As metamorfoses (1944), de
Murilo Mendes – e dois romances – O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, e Caetés (1933), de
Graciliano Ramos. O corpus da pesquisa é composto pelos dois textos de caráter teórico e pelos
quatro ensaios em que são analisados aqueles textos literários, isto é, “Inquietudes na poesia de
Drummond”, “Pastor pianista/pianista pastor”, “De cortiço a cortiço” e “Ficção e confissão”. O
crítico estuda os poemas em três etapas – comentário, análise propriamente dita e interpretação
– e verifica de que maneira fatores extrínsecos, que se relacionam ao contexto de produção,
podem ter condicionado a estrutura dos romances. Ele procede à análise dos dois gêneros de
maneira semelhante, embora utilize termos que condizem com as especificidades de cada um.
Antonio Candido considera o poema e o romance modos de expressão literária que se diferem
em relação ao grau de tensão, mas se aproximam pelo fato de ambos serem pensados sob a
perspectiva de uma ideia mais ampla: a sua concepção de literatura.
Palavras-chave: Literatura brasileira. Teoria literária e crítica. Antonio Candido. Análise
literária. Poesia e prosa.
ABSTRACT
This dissertation aims to investigate the conceptions of poetry and prose of Antonio Candido
apprehended in the act of literary analysis. The theoretical assumptions verified in the book O
estudo analítico do poema (1987) and in the essay “A personagem do romance” (1968) support
the examination of the critical reception of two poems – “Versos à boca da noite”, from A rosa
do povo (1945) by Carlos Drummond de Andrade, and “O pastor pianista”, from As
metamorfoses (1944) by Murilo Mendes – and two novels – O cortiço (1890), by Aluísio
Azevedo, and Caetés (1933), by Graciliano Ramos. The research corpus is made up of the two
theoretical texts and the four essays in which the literary texts are analyzed, that is,
“Inquietudes na poesia de Drummond”, “Pastor pianista/pianistapastor”, “De cortiço a
cortiço” and “Ficção e confissão”. The critic examines the poems in three stages –
commentary, analysis and interpretation – and verifies how extrinsic factors, related to the
context of production, may have conditioned the structure of the novels. He analyzes the two
genres in a similar way, although he uses terms that coincide with the specificities of each one.
Antonio Candido considers that the poem and the novel are modes of literary expression that
differ in the degree of tension, but that are similar because both are thought from the
perspective of a broader idea: his conception of literature.
Keywords: Brazilian literature. Literary theory and criticism. Antonio Candido. Literary
analysis. Poetry and prose.
RESUMEN
Esta disertación tiene como objetivo investigar las concepciones de poesía y prosa de Antonio
Cándido aprehendidas en el acto de análisis literario. Los supuestos teóricos verificados en el
libro O estudo analítico do poema (1987) y en el ensayo “A personagem do romance” (1968)
sustentan el examen de la recepción crítica de dos poemas – “Versos à boca da noite”, de A
rosa do povo (1945) de Carlos Drummond de Andrade, y “O pastor pianista”, de As
metamorfoses (1944) de Murilo Mendes – y dos novelas – O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo,
y Caetés (1933), de Graciliano Ramos. El corpus de investigación es compuesto por los dos
textos teóricos y los cuatro ensayos en los que se analizan os textos literarios, es decir,
“Inquietudes na poesia de Drummond”, “Pastor pianista/pianista pastor”, “De cortiço a
cortiço” y “Ficção e confissão”. El crítico examina los poemas en tres etapas – comentario,
análisis e interpretación – y verifica cómo factores extrínsecos, que se relacionan con el
contexto de producción, pueden haber condicionado la estructura de las novelas. Él procede
al análisis de los dos géneros de manera similar, aunque utiliza términos que coinciden con las
especificidades de cada uno. Antonio Candido considera que el poema y la novela son modos
de expresión literaria que difieren en el grado de tensión, pero que se asemejan porque ambos
están pensados desde la perspectiva de una idea más amplia: su concepción de literatura.
Palabras-claves: Literatura brasileña. Teoría literaria y crítica. Antonio Candido. Análisis
literário. Poesía y prosa. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|