UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Ana Caroline Moura Mendes
Titulo O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles
Orientador(a) Profa. Dra. Andressa Cristina de Oliveira
Data 08/07/2022
Resumo Esta pesquisa tem a intenção de demonstrar, analisar e explicitar as diferentes estratégias de
autofiguração que compõem a escrita autoficcional de Lygia Fagundes Telles e destacar A
Disciplina do Amor como pioneira dentro da estética dos contos da autora. Tal afirmação se
evidencia pelo fato de que a obra abriu caminho para a publicação posterior de outras obras
autoficcionais - como Invenção e Memória (2000), Durante Aquele Estranho Chá (2002,
2010c) e Conspiração de Nuvens (2007), consolidando-se enquanto uma nova tendência.
Neste sentido, pretende-se demonstrar a nova tendência estética da escritora a partir da
comparação de um corpus pré-definido (seleção específica de alguns contos representativos)
do livro de contos anterior à obra pioneira, a obra pioneira e um posterior, sendo eles: Antes
do Baile Verde (TELLES, 1970, 2009b), A Disciplina do Amor (TELLES, 1980, 2010a) e
Invenção e Memória (TELLES, 2000, 2009a). Para as delimitações da narrativa autoficcional,
vale-se, neste trabalho, dos postulados dos mais diversos teóricos envolvidos na primeira onda
de análises das “escritas do eu”, como Philippe Lejeune e Serge Doubrovsky e, também, de
estudos mais recentes de Faedrich (2015) e Ferrari (2015), que sintetizam tal percurso teórico
e aplicam o gênero a autores brasileiros.
Palavras – chave: Escritas de si. Autoficção. Lygia Fagundes Telles. A Disciplina do Amor.
Antes do Baile Verde. Invenção e Memória.

ABSTRACT
The present essay intends to analyze, verify and explain the different self-figuration strategies
that compose the autofictional writing of Lygia Fagundes Telles and highlight A Disciplina do
Amor as a pioneer work in the aesthetics of the author's short story, as the composition opened
paths for the later publication of other autofictional works- as Invenção e Memória (2000),
Durante Aquele Estranho Chá (2002, 2010c) and Conspiração de Nuvens (2007), being
consolidating as a new trend. In this regard, it is intended to prove the writer’s new aesthetic
trend by comparing a pre-defined corpus (specific selection of some representative texts)
from the storybook prior to the pioneer work, her pioneer work and a later one, namely
respectively: Antes do Baile Verde (TELLES, 1970, 2009b), A Disciplina do Amor (TELLES,
1980, 2010a) and Invenção e Memória (2000, 2009a). For the delimitations of autofictional
narrative, this essay draws on the postulates of the most diverse theorists involved in the first
wave of analyzes of autobiographical and autofictional writing, such as Philippe Lejeune and
Serge Doubrovsky, and also more recent studies by Faedrich (2015) and Ferrari (2015), who
synthesize this theoretical path and apply the genre to Brazilian authors.
Keywords: Self Writing. Autofiction. Lygia Fagundes Telles. A Disciplina do Amor. Antes
do Baile Verde. Invenção e Memória.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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