UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Pedro Barbosa Rudge Furtado
Titulo Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Celia de Moraes Leonel
Data 23/05/2022
Resumo O objetivo da tese é investigar a representação do mal-estar em três romances
brasileiros da década de 1930. São eles: Calunga, de Jorge de Lima, São Bernardo, de
Graciliano Ramos e O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, publicados,
respectivamente, em 1935, 1934 e 1937. Essas três narrativas, além de outras do mesmo
decênio, figuram a construção de personagens solitárias vivendo a aporia existencial. A
falta de vislumbre do futuro é suscitada por dois afetos principais que são
movimentados, amiúde, pela crise de angústia: a melancolia e a nostalgia. Eles são
estudados, para além dos sentimentos derivados desses afetos (como a culpa e o
ressentimento do melancólico e a fantasia e o passadismo do nostálgico), com base,
sobretudo, em concepções psicanalíticas e filosóficas encontradas, principalmente, em
“Luto e melancolia”, de Sigmund Freud, A tinta da melancolia, de Jean Starobinski,
entre outros. No que tange à análise interpretativa das narrativas, baseamo-nos,
especialmente, na noção de crítica integradora de Antonio Candido, formulada em
Literatura e sociedade, a fim de agregar, quando possível, tensões psicológicas,
ontológicas e histórico-sociais irradiadas pelo texto. Em Calunga, o mal-estar é
engendrado pelos conflitos psíquicos do protagonista civilizador em choque com a rede
histórico-social e cultural do outro. Tanto em São Bernardo quanto n’O amanuense
Belmiro, destacamos os antagonismos do mundo interior dos protagonistas em parcial
contraste com os numerosos e importantes ensaios de crítica social sobre essas
narrativas. No romance de Graciliano Ramos, mostramos como a autobiografia de Paulo
Honório é construída pelo afeto melancólico e suas variações, em um infindável e
doloroso processo de luto, negando, a si, a edificação do amanhã. No romance de Cyro
dos Anjos, analisamos como a mente fantasista e nostálgica de Belmiro cria impasses
insolúveis em relação à sua vivência, ou a falta dela, no tempo presente. A partir do
exame da fortuna crítica dos três romances e do nosso embasamento teórico,
apresentamos modulações diferentes da tristeza. Em comum, há sujeitos solitários que,
segregados do corpo social, rejeitam o campo de possibilidades em um momento
histórico de polarização política regido pelo novo, através do comunismo ou do
fascismo.
Palavras-chave: Romance de 30. Mal-estar. Calunga. São Bernardo. O amanuense
Belmiro.

Abstract: The objective of this thesis is to investigate the malaise representation on three Brazilian
novels from the 1930’s. These novels are: Jorge de Lima’s Calunga, Graciliano Ramos’
São Bernanrdo and Cyro dos Anjos’ O amanuense Belmiro, respectively published in
1935, 1934 and 1937. These three narratives, and others from the same decade, figure
the construction of lonely characters living an existential aporia. The lack of a glimpse
towards the future is aroused by two main affects that are strongly inducted by the
anguish manifestation: melancholy and nostalgia. They are studied, beyond the feelings
diverted from these affects (like the melancholic’s guilty and resentment and the
nostalgic’s fantasy and veneration of the past), based especially on psychoanalytical and
philosophical conceptions observed, mainly, in Sigmund Freud’s “Mourning and
melancholia”, Jean Starobinski’s A tinta da melancolia among others. Regarding the
interpretative analysis of the narratives, they are mainly supported by Antonio
Candido’s idea, in Literatura e sociedade, of an integrating criticism that aims to
aggregate, when it is possible, ontological, social, historical and cultural tensions
irradiated by the text. In Calunga, the malaise is engendered by the psychological
conflicts of the civilizing protagonist in shock with the historical, social and cultural
point of view of the other. In São Bernardo and in O amanuense Belmiro, the
antagonisms of the inner world are highlighted in partial contrast with the numerous,
and important, social critical essays on these narratives. In Graciliano Ramos’ novel, it
is indicated how Paulo Honório’s autobiography is built by the melancholic affect and
its variations on an endless and painful process of mourning, denying himself the
edification of the future. In Cyro dos Anjos’ novel, it is studied how Belmiro’s fantasist
and nostalgic mind creates irresolvable impasses related to his (lack of) actions in the
present time. According to the exam of the critical fortune of the novels and to our
theorical framework, three different modulations of sadness are presented. In common,
the main characters of the narratives are lonely individuals that, segregated from the
social body, reject the scope of possibilities in a historical moment of political
polarization dominated by the ideologies of the new on the account of the communism
and the fascism.
Keywords: 1930’s novel. Malaise. Calunga. São Bernardo. O amanuense Belmiro.
Tipo Defesa-Doutorado
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