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Aluno(a) |
Lysllaynne Pryscylla Tavéla |
Titulo |
O AMOR RADIOSO EM Corpo; Amar se aprende amando; O amor natural e Farewell de Carlos Drummond de Andrade |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Fabiane Renata Borsato |
Data |
30/09/2021 |
Resumo |
A produção poética de Carlos Drummond de Andrade tem início na década de 20 e se
estende até as últimas décadas do século XX, estando nela presente a diversificação
temática e formal. Embora o poeta seja amplamente conhecido por sua poesia de viés
social, por seu gauchismo, e por tematizar o “mundo caduco”, também dedicara
expressivo número de poemas ao amor, temática tão presente na literatura universal. O
conjunto da obra do poeta permite reconhecer que o amor drummondiano apresenta
diversas faces. Em uma delas, o amor está sujeito aos desajustes mundanos, às
imperfeições, aos desencontros e desencantos impostos pela existência em um mundo
desigual e injusto. Em outra face, o amor supera os problemas contingenciais e aparece
como sentimento capaz de se revelar autossuficiente ao superar, momentaneamente, as
agruras do mundo. Essa é uma face do amor não predominante nas obras de Drummond,
mas que contrasta com o amor da desilusão, sentimento-mercadoria cantado por euspoéticos inquietos e críticos em relação ao “mundo caduco”. Nesta pesquisa, serão
analisados poemas que apresentam o amor como sentimento de superação, de encanto,
não que o mundo desajustado ou que o eu-gauche tenha deixado de existir, eles continuam
presentes, mas o amor é capaz de superá-los por um átimo, aquele em que a voz poética
apreende a face positiva de amar. Alguns poemas das últimas quatro obras apresentam
tais marcas. Foram selecionados poemas de Corpo; Amar se aprende amando; O amor
natural e Farewell. Neles, o amor conduz os amantes à sensação de felicidade perene, ou
o próprio amor se dissocia dos homens e revela sua superioridade. São poemas em que a
representação amorosa dialoga com o amor petrarquiano, ou camoniano, promovendo
algumas equivalências entre amor, poesia e fazer poético.
Palavras – chave: Poesia brasileira. Carlos Drummond de Andrade. Corpo. Amar se
aprende amando. O amor natural. Farewell.
Abstract: Carlos Drummond de Andrade’s poetic creation begins in the 1920’s and it is prolonged
to the last decades of the 20th century, presenting formal and thematical diversifications.
Despite the fact that the poet is widely known by his social-themed poetry, by his
gauchismo, and by thematizing a “caducous world”, he had also composed an expressive
number of love poems, a theme commonly featured on the world literature. The poet's
work allows us to recognize that Drummond’s love presents several faces. In one of them,
love is subjected to mundane misalignments, to imperfections, to the fortuity and
disenchantment of existence in an inequal and unfair world. In another of the faces, love
overcomes the contingencial problems and appears as a feeling capable of self-sufficiency
when overcoming, momentarily, the hardships of the world. This is a non-predominant
face on Drummond’s poems, but it contrasts with the love of disillusion, merchandisefeeling chanted by poetic personae who are restless and critical about the “caducous
world”. In this research, there will be analyzed poems that represent love as a surpassing
and enchantment feeling, not that the unadjusted world or gauche-self have ceased to
exist, as they remain present, but love can overcome both for an instant, in which the
poetic voice apprehends the positive face of loving. Some poems from his last four books
present such characteristics: Corpo; Amar se aprende amando; O amor natural and
Farewell. In these poems, love conducts the lovers to the feeling of a perennial happiness,
or love itself takes distance from men revealing its superiority. These are poems in which
love representation dialogues with the Petrarca’s or Camões’ love, promoting an
equivalent relation among love, poetry and the poetic process.
Keywords: Brazilian poetry. Carlos Drummond de Andrade. Corpo. Amar se aprende
amando. O amor natural. Farewell. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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