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Aluno(a) |
Elisa Domingues Coelho |
Titulo |
Re-existir: o lugar de Deus na crítica e na ficção de 1930 |
Orientador(a) |
Profa Dra Juliana Santini |
Data |
30/08/2021 |
Resumo |
A produção literária de 1930 vem sendo estudada a partir de uma perspectiva que se filia à
tradição crítica modernista e associa a divisão da prosa em duas vertentes à polarização
ideológica, consolidando, portanto, dois grandes campos político-literários: o tema social,
alinhado à esquerda, o religioso à direita. Tal percepção esquemática e dividida do campo
literário a partir de uma simbiose tão profunda entre política e literatura impõe à crítica
contemporânea duas tarefas essenciais: delimitar o que há de literário e extraliterário na nossa
chave de leitura do decênio de 30 e, em seu desdobramento, identificar e entender as lacunas
que revelam o que a associação da literatura à orientação política de esquerda ou de direita tanto
não explica quanto mascara o que houve de propriamente literário na conformação do
paradigma de 1930. Inserido nessa perspectiva revisionista da crítica modernista, este estudo
parte de um movimento historiográfico de localizar e discutir a origem, na coesão políticoliterária, da divisão na ficção e da polarização nos juízos críticos, estabelecendo, para isso,
diálogo com as discussões levantadas por Luís Bueno (2006), em sua análise de O Gororoba
(1931), de Lauro Palhano, e Cássia dos Santos (2001), em seu estudo sobre a recepção crítica
da obra de Lúcio Cardoso, para, então, encaminhar a investigação por um dos polos da divisão
político-literária que persiste lacunar, aquele que se nomeou por “católico”, tanto na crítica
quanto na ficção. No estudo do exercício crítico dos autores católicos, a questão norteadora
trata-se da investigação dos ideólogos d’A Ordem, Jackson de Figueiredo e Tristão de Ataíde,
e do poeta Murilo Mendes para o entendimento da proposição da intelectualidade católica para
a literatura e se ela se configura como uma perspectiva religiosa una ou plural. Em conseguinte,
a análise dos romances católicos que compõem o nosso corpus, Maria Luísa (1933), de Lúcia
Miguel Pereira, e Sob o Olhar Malicioso dos Trópicos (1929), de Barreto Filho, estrutura-se a
partir de movimento análogo ao desenvolvido no estudo metacrítico dos primeiros capítulos e
busca na origem da polarização na ficção, a que dividiu o romance de 30 em dois grandes temas,
uma proposição analítica que não seja estruturada pela tematização enquanto principal categoria
crítica. Para tanto, parte-se do diálogo entre a ficcionalização do impasse frente ao adiamento
da utopia (BUENO, 2006) e a tensão enquanto dado primário de eixo interno da narrativa
(BOSI, 1995) para uma hipótese de leitura da ficção enfocada na composição do texto literário,
analisando como a estruturação da focalização e a voz narrativa conformam perspectivas de
elaborações ficcionais distintas de personagens que traçam seu caminho pelos dilemas entre os
princípios da moral religiosa e o estar no mundo.
Palavras – chave: Literatura brasileira; Crítica literária; Prosa; Modernismo; Romance de 30.
Abstract: The literary production of the 1930s has been studied from a perspective affiliated with
modernist criticism tradition. It associates the division of prose into two strands with ideological
polarization, consolidating two major political-literary fields: social theme, aligned with leftwing criticism, and religious matter on the right. Such schematic and divided perception of the
literary field from such a profound symbiosis between politics and literature imposes on
contemporary criticism two essential tasks. Foremost, to delimit what is literary and extraliterary in our reading key of the 1930s. Hence, to identify and understand gaps that reveal what
the association of literature to the political orientation of left or right does not explain, masking
what was precisely literary in the conformation of the 1930s paradigm. Inserted in such
revisionist perspective of modernist criticism, this study starts from a historiographical
movement to locate and discuss the origin, in political-literary agreement, of the division in
fiction and the polarization in reviews, establishing a dialogue with discussions raised by Luís
Bueno (2006), in his analysis of O Gororoba (1931), by Lauro Palhano, and Cássia dos Santos
(2001), in her study about the reception of Lúcio Cardoso's work by critics. Then, it forwards
an investigation through one of the poles of the political-literary division that remains a lacuna,
the one named 'catholic' in both criticism and fiction. In studying the exercise of criticism of
catholic authors, the guiding question was to investigate the Order's ideologues Jackson de
Figueiredo and Tristão de Ataíde, and the poet Murilo Mendes to understand their proposition
for literature and whether it configures a singular or plural religious perspective. Accordingly,
the analysis of the catholic novels chosen to compose our corpus, Maria Luísa (1933), by Lúcia
Miguel Pereira, and Under the Malicious Eye of the Tropics (1929), by Barreto Filho, is
structured in the same way as the metacritical study of the first chapters. It seeks at the origin
of the polarization in fiction, which divided the novel of the 1930s into two major themes, a
proposition of literary analysis not structured by thematization as the main category of criticism.
Therefore, we moved from a dialogue between fictionalization of the impasse given the
postponement of utopia (BUENO, 2006) and the tension as primary data of the internal axis of
the narrative (BOSI, 1995) to a hypothesis of reading fiction from the internal composition of
the literary text. Thus, we have analyzed how the structuring of the focus and narrative voice
shape perspectives of different fictional elaborations of characters who trace their path through
the dilemmas between the principles of religious morality and being in the world.
Keywords: Brazilian literature; Literary criticism; Prose; Modernism; Novel from the 1930s. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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