UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Vivian Leme Furlan
Titulo A LIBERDADE FEMININA COMO FORÇA CRIADORA: NATÁLIA CORREIA, O MATRISMO E O PÓS-MATRISMO.
Orientador(a) Jorge Vicente Valentim
Data 04/03/2021
Resumo Resumo: A presente tese tem por finalidade investigar a obra ficcional de Natália Correia (1923-1993),
escritora e ativista cultural portuguesa, direcionando a análise ao percurso da literatura de autoria
feminina em Portugal e ao conceito de “matrismo”, proposto pela autora. Através do resgate deste
termo conceitual, objetiva-se interrogar se esta proposta não seria uma maneira da autora elencar
e consolidar avant la lettre uma forma especial e muito particular de feminismo, em que prioriza,
sobretudo, a igualdade dos gêneros. A nítida recusa da autoria feminina na história literária é uma
marca de nossa cultura machista, que, além de ser responsável por fomentar diversas violências e
supressões de direitos, incentiva também a manutenção de um cânone masculino, branco e
heterossexual. Por isso, foi relevante refletir, primeiramente, sobre o desenvolvimento e a
participação (ou não) feminina na História e suas diferentes correntes políticas e ideológicas que
influenciaram os feminismos na Europa, para posteriormente identificar esse espírito na produção
literária de mulheres em Portugal e, mais especificamente, no projeto literário-político de Natália
Correia. Para tanto, a análise centrar-se-á, em especial, em dois de seus textos de ficção: A Madona
(1968) e As Núpcias (1992). Esses títulos, ao tocarem em temas como a liberdade do corpo
feminino, o erotismo, a androginia, o incesto, a crítica aos conceitos cristãos cerceadores, e,
principalmente, o conceito de matrismo, proposto por Natália Correia, acabam por envolver
também propostas de emancipação dos textos de autoria feminina/feminista, tão importantes na
ocupação do espaço das mulheres na literatura e na sociedade. Em A Madona, por exemplo,
publicado em 1968, em plena ditadura salazarista, é possível identificar, além das especificidades
narrativas de nossa autora, os aspectos político-temáticos a respeito da defesa da liberdade sexual
do corpo feminino que atravessa o texto, já que a identidade desta madona se distancia totalmente
do imaginário histórico da mulher canônica, materna e cristã. Já em As Núpcias, a ideia de Mátria
e o próprio matrismo adquirem novos desdobramentos, como um acréscimo àquilo que foi sendo
sedimentado por Natália Correia desde a década de 1960, assumindo uma interface transgressora
e radical quando defende o incesto como sagrado. Além disso, com o símbolo Frátria, Natália
Correia apresenta sua proposta em relação ao que acredita como uma nova expressão da identidade
nacional, rasurando a ideia de nação e de família fortalecida em/sobre valores masculinos (Pátria-
Pai). Por fim, importa-nos também verificar de que maneira o matrismo avança para os dias atuais
a partir da hipótese da existência de um feminismo pós-matrista. Com a entrada do prefixo pós, o
matrismo subverte e, ao mesmo tempo, legitima a ideia inicial de nossa autora, com a atualização
de seu uso a partir das premissas da quarta onda feminista, das teorias de gênero e a teoria queer
mais recentes. Por fim, o termo pós-matrista surge como ferramenta de análise de dois romances
da chamada novíssima literatura portuguesa, a saber Trans Iberic Love (2013), de Raquel Freire e
O meu amante de domingo (2014), de Alexandra Lucas Coelho.
Palavras-chave: Literatura Portuguesa; Feminismo e Literatura; Liberdade na literatura; liberdade
sexual; Mulheres e Literatura; Matrismo; Pós-matrismo; Natália Correia; corpo; corpo feminino;
bissexualidade; androginia; incesto; Frátria; novíssima literatura portuguesa; quarta onda feminista

Abstract: The purpose of this thesis is to investigate the fictional work of Natália Correia (1923-1993), a
Portuguese writer and cultural activist, directing the analysis to the course of female authorship
literature in Portugal and to the concept of “matrism”, proposed by the author. Through the rescue
of this conceptual term, the objective is to question whether this proposal would not be a way for
the author to list and consolidate avant la lettre a special and very particular form of feminism, in
which she prioritizes, above all, gender equality. The clear refusal of female authorship in literary
history is a hallmark of our chauvinist culture, which, in addition to being responsible for
fomenting various forms of violence and suppression of rights, also encourages the maintenance
of a male, white and heterosexual canon. Therefore, it was relevant to reflect, first, on the
development and (or not) female participation in History and its different political and ideological
currents that influenced feminisms in Europe, to later identify this spirit in the literary production
of women in Portugal and, more specifically, in Natália Correia’s politic-literary project. For this
purpose, the analysis will focus, in particular, on two of his fiction texts: A Madona (1968) and As
Núpcias (1992). We understand that these titles, when touching on themes such as the freedom of
the female body, eroticism, androgyny, incest, criticism of Christian restrictive concepts, and,
mainly, the concept of matrism, proposed by Natália Correia, end up also involving proposals for
the emancipation of texts by feminine / feminist authorship, so important in the occupation of
women’s space in literature and society. In A Madona, for example, published in 1968, in the midst
of the Salazar dictatorship, it was possible identify, in addition to the narrative specificities of our
author, the political-thematic aspects regarding the defense of sexual freedom of the female body
that runs through the text, since the identity of this madonna is totally distant from the historical
imaginary of the canonical maternal and christian woman. In As Núpcias, the idea of Matria and
matrismo itself acquire new developments, as an addition to what has been sedimented by Natália
Correia since the 1960s, assuming a transgressive and radical interface when she defends incest as
sacred. In addition, with the symbol Frátria, Natália Correia presents her proposal in relation to
what she believes as a new expression of national identity, erasing the idea of nation and family
strengthened in / on masculine values (Pátria-Pai). Finally, it is also important for us to see how
matrism advances to the present day from the hypothesis of the existence of a post-matrism
feminism. With the entry of the post prefix, matrism subverts and, at the same time, legitimizes
the original idea of our author, with the updating of its use based on the premises of the fourthwave
feminism, gender theories and the most recent queer theory. Finally, the term post-matrism
appears as a tool for the analysis of two novels in the so-called brand new Portuguese literature,
namely Trans Iberic Love (2013), by Raquel Freire and O meu amante de domingo (2014), by
Alexandra Lucas Coelho.
Keywords: Portuguese Literature; Feminism and literature; freedom in literature; sexual freedom;
Women and Literature; Matrism; Post-matrism; Natália Correia; feminist literature; body; female
body; bisexuality; androgyny; incest; Frátria; brand-new portuguese literature; fourth-wave
feminism
Tipo Defesa-Doutorado
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