UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) José Lucas Zaffani dos Santos
Titulo A estetização da experiência falhada em três narrativas de Thomas Bernhard: O náufrago, Árvores abatidas e Extinção
Orientador(a) Wilma Patrícia Marzari Dinardo Maas
Data 17/07/2020
Resumo Resumo: O objetivo desta tese é identificar, no percurso do narrador de três romances do escritor
austríaco Thomas Bernhard, a saber, O náufrago, Árvores abatidas e Extinção, um processo
de formação (Bildung) em direção à falha. Para tanto, recorreremos ao conceito “romance de
formação” (Bildungsroman), termo já cristalizado na história literária como a narração de um
processo formativo em direção ao equilíbrio entre indivíduo e mundo exterior. Fundamental
para essa referência ao romance de formação nas obras de Bernhard aqui analisadas é a
compreensão do romance de formação como um conceito literário ampliado, cujo alcance
comporta até mesmo a subversão de seus pressupostos. A ideia de falha aparece aqui como
um desdobramento da categoria de indivíduo problemático apresentada pelo teórico Georg
Lukács, noção fundamental para o gênero romanesco. Os narradores do corpus selecionado
apresentam-se como indivíduos que fracassaram ao executar os propósitos que planejaram na
juventude. A partir de um acontecimento de morte, esses narradores recorrem à escrita como
forma de refletir sobre seus fracassos. Em seus textos, os narradores enfatizam sua formação
artística como um processo que lhes garantiria atingir seus objetivos. No entanto, esses
indivíduos fracassaram por considerarem habilidades que não possuíam. Nesse sentido,
nossas análises apontam que os narradores elegem seu fracasso como matéria de sua escrita,
realizando, assim, a estetização de suas experiências falhadas.
Palavras-chave: Narrador. Narrativa da falha. Estetização da experiência. Romance de
formação. Thomas Bernhard.

Abstract: The purpose of this thesis is to identify, through the narrators of three novels by the Austrian
writer Thomas Bernhard, namely, The loser, Cutting timber and Extinction, a formation
process (Bildung) towards failure. Therefore, we will resort to the concept of “novel of
formation” (Bildungsroman), a term already crystallized in literary history as the narrative of
a formative process towards the balance between the individual and the outside world. The
understanding of the novel of formation as an expanded literary concept, which the extent
includes even the subversion of its assumptions, is fundamental when referencing novels of
formation in Bernhard’s works analyzed in this thesis. The idea of failure appears here as a
development of the problematic individual, category presented by theorist Georg Lukács, a
fundamental notion for the novel genre. The narrators of the selected corpus present
themselves as individuals who failed to accomplish their youth purposes. From a death event,
these narrators resort to writing as a way to reflect on their failures. In their texts, the narrators
emphasize their artistic training as a process that would enable them to achieve their goals.
However, these individuals failed to consider skills they did not have. In this sense, our
analyses indicate that the narrators elect their failure as matter for their writing, thus
performing the aestheticization of their failed experiences.
Keywords: Narrator. Failure narrative. Aesthetization of experience. Bildungsroman. Thomas
Bernhard.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara