UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Isabela Cristina do Nascimento
Titulo Outras Macabéas: mulheres nordestinas e deslocamento em dois romances de Marilene Felinto
Orientador(a) Juliana Santini
Data 29/07/2020
Resumo Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o deslocamento das protagonistas dos romances As
mulheres de Tijucopapo (2004) e O lago encantado de Grongonzo (1992), de Marilene
Felinto, problematizando a (des)construção de suas identidades a partir desses movimentos e a
relação que se cria entre o espaço do sertão e o espaço da metrópole nas narrativas. A
pesquisa parte da hipótese de que as personagens da autora apontam para uma nova
perspectiva de representação da mulher nordestina em deslocamento na literatura brasileira,
vinculada – ou não – a um domínio narrativo (voz e focalização) que interfere em sua
composição. Felinto constrói personagens coléricas nos sentimentos e nas palavras, com
experiências de vida marcadas pela fragmentação e pela busca de um lugar e uma identidade.
Diferentemente do que se constata no romance de 30 acerca da migração nordestina e suas
motivações – como a seca, a miséria e a fome – o deslocamento de nordestinos que surge nas
produções contemporâneas envolve, para além dos problemas geográficos e econômicos,
outros estímulos, outras vozes e outras nuances de significado. Os anseios, os choques
identitário e cultural, o estranhamento e a revolta de Rísia e Deisi são desencadeados pelas
sucessivas andanças que compõem suas trajetórias de vida, pois ambas saem do espaço de
origem para um espaço outro e, no entanto, retornam. O movimento de regresso, isto é, a
saída das metrópoles que as “criaram” em direção às origens traduz o esfacelamento subjetivo
do qual são vítimas. Ademais, falar de mulheres e mobilidade na literatura é unir pontos
antagônicos, e, nesse caso, soma-se o fato de que tais mulheres deslocadas pertencem a
narrativas que foram, por vezes, deixadas às margens da crítica literária. Desse modo, a
discussão proposta também faz ecoar aspectos de transgressão, ruptura de silêncios,
desvelamento de alteridades e desestabilização de hegemonias canônicas.
Palavras – chave: Deslocamento. Espaço. Identidade. Narrativa contemporânea. Marilene
Felinto.

Abstract: This academic paper is aimed at analyzing the displacement of the protagonists of the novels
As mulheres de Tijucopapo (2004) and O lago encantado de Grongonzo (1992), written by
Marilene Felinto, problematizing the deconstruction of their identities from these movements
and the relationship which is created between the hinterland’s space and the metropolis’ space
in the narratives. A research which starts from the hypothesis that the author's characters point
to a new perspective of showing northeastern women in displacement in Brazilian literature,
connected or not to a story-driven domain (voice and focus) which interferes in their
composition. Felinto builds choleric characters regarding feelings and words, with life’s
experiences flagged by fragmentation and the search for a place and an identity. Different
from what is found in the 30's novel about northeastern migration and its motivations - such
as drought, misery and hunger - the displacement of northeasterners that comes in
contemporary productions involves, in addition to geographical and economic problems, other
encouragement, other voices and other perceptions of meaning. The demands, the identity and
cultural clash, the strangeness and Risia and Deisi’s rebellion are triggered by the successive
wanderings that make up their life stories, as both leave their original space and go to another
one and, however, return to the very first place. The return movement, which is, the departure
from the metropolises that “raised” them towards their origins, reflects the subjective
breakdown of which they are victims. Furthermore, to talk about women and mobility in
literature is to unite antagonistic points, and, in this case, we gather the fact that such
displaced women belong to narratives that were sometimes left on the sidelines of literary
criticism. In this way, the proposed discussion shall also reverberate aspects of transgression,
rupture of silences, unveiling of otherness and destabilization of canonical hegemonies.
Keywords: Displacement. Space. Identity. Contemporary Storytelling. Marilene Felinto.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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