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Aluno(a) |
Bruno Darcoleto Malavolta |
Titulo |
O último espetáculo da poesia brasileira: poesia no crepúsculo da cultura |
Orientador(a) |
Prof. Dr. João Batista Toledo Prado |
Data |
31/07/2019 |
Resumo |
Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar e Roberto Piva são os poetas que elegemos para
um estudo de caso das interações entre poesia e sociedade no capitalismo tardio. Para tanto, nos
serviremos das teorias do espetáculo, de Guy Debord, e da Industria Cultural, de Theodor
Adorno e Max Horkheimer, além de contribuições do pensamento de Walter Benjamin, para
observar de que forma essas três líricas, centrais no jogo de forças da literatura brasileira
moderna e contemporânea, responderão à alienação da esfera da cultura, convertida para a
lógica da mercadoria, bem como as diferentes posturas que adotariam o poema moderno e
contemporâneo frente à ofensiva do racionalismo tecnicista sobre a imanência simbólica do
texto lírico. Procuraremos observar como o Drummond de “Sentimento do mundo” buscaria,
de um lado, realizar o diagnóstico precoce da chegada do capitalismo tardio na sociedade
brasileira e, de outro, escapar à tese benjaminiana da morte do narrador, ao se agarrar a uma
imanência linguística e cultural brasileiras que, pela sua pouca vinculação à cultura ocidental,
conforme procuraremos demonstrar, ofereceria uma possibilidade de escape da crise do poético
em que se achava o ocidente, o que analisaremos a partir de Antonio Candido, Roberto Schwarz
e Paulo Eduardo Arantes. Em Gullar, observaremos em “Romances de cordel” e “Dentro da
noite veloz” como o poeta promoveria uma fusão entre lírica, lógica e retórica, organizando seu
poema em um discurso ideologicamente vincado à esquerda, na tentativa de resistência ao
recrudescimento daquilo que Debord chamou de linguagem exterior do Estado. Finalmente, em
Piva analisaremos seus manifestos, entrevistas e poemas de três fases distintas, para a
compreensão de um último e decisivo ataque da lírica brasileira em direção à organização
espetacular, quando o poeta voltaria a aproximar o texto lírico de sua imanência imagética,
vinculando-o a uma postura cínica, pensada aqui a partir de Peter Sloterdijk, e buscaria
responder ao racionalismo ocidental através da pantomima de uma sexualidade neopagã. O
problema final a que ambicionamos é o confrontamento entre a tese debordiana da morte da
cultura e a crise do texto poético, e os expedientes que a poesia empreenderá no esforço de
sobrevivência de sua tradição dentro da literatura do ocidente.
Palavras-Chave: Poesia Brasileira; Poesia Moderna; Poesia Contemporânea; Sociedade do
Espetáculo; Guy Debord
Abstract: Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar and Roberto Piva are the poets we have chosen
to study the interactions between poetry and society in late capitalism. In order to do so, we will
use theories of the spetacle, developed by Guy Debord, the notion of Cultural Industry, by
Theodor Adorno and Max Horkheimer and some contributions by Walter Benjamin. Our aim
is to observe how these three lyrical works, that are central to the game of forces of modern and
contemporary Brazilian literature, will respond to the alienation of the sphere of culture,
converted to the logic of the commodity, as well as the different postures that the modern and
contemporary poem would adopt facing the offensive of the technicist rationalism on the
immanence of the lyrical text. We will observe how the Drummond of "Sentimento do mundo”
seeks, on the one hand, to make an early diagnosis of the arrival of late capitalism in Brazilian
society and, on the other hand, to escape the Benjaminian thesis of the death of the narrator, by
clinging to Brazilian linguistic and cultural immanence that, because of its non-Western
character, would offer a possibility of escape from the poetic crisis in which the West was
found. Our analysis is based on the works of Antonio Candido, Roberto Schwarz and Paulo
Eduardo Arantes. In Gullar, we will observe in "Romances de cordel" and "Dentro da noite
veloz" how the poet would promote a fusion between lyrical, logic and rhetoric, arranging his
poem in an ideologically left-leaning discourse, in an attempt to resist the recrudescence of
what Debord called the external language of the State. Finally, in Piva we will analyze his
manifestos, interviews and poems of three distinct phases, in order to understand a final and
decisive attack of the Brazilian lyric towards the spectacular organization, when the poet would
return to approach the lyrical text to its immanent imagery, linking it to a cynical stance, which
would seek to respond to Western rationalism through the pantomime of a Neopagan sexuality.
This analysis is based on the work of Peter Sloterdijk. The final problem that we aspire to
discuss is the confrontation between the Debordian thesis of the death of culture and the crisis
of the poetic text, and the expedients that poetry will undertake in the effort to mantain its
tradition within the Western literature.
Key-words: Brazilian Poetry; Modern Poetry; Contemporary Poetry; Society Of Spetacle; Guy
Debord |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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