|
|
Aluno(a) |
Naiara Alberti Moreno |
Titulo |
Aprendizado da culpa: caminhos da formação nos romances de Michel Laub |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Juliana Santini |
Data |
31/07/2019 |
Resumo |
A concepção deste trabalho deve-se à observação de um fenômeno presente na fortuna crítica do escritor brasileiro Michel Laub: parte considerável de sua obra tem sido associada ao conceito de “romance de formação”, tradução corrente do termo alemão Bildungsroman. No entanto, constatou-se que essa associação não havia sido ainda suficientemente desenvolvida, configurando uma lacuna na crítica sobre o autor. Considerando que o conceito de Bildungsroman foi criado para designar obras alemãs do final do século XVIII, faltava esclarecer as implicações de seu deslocamento para tratar de romances brasileiros deste século. Diante disso, esta pesquisa busca averiguar em que medida o conceito torna-se útil à compreensão dos romances do autor. Para tanto, realiza-se, primeiramente, um levantamento sobre o estado da questão na fortuna crítica de Michel Laub, bem como sobre a assimilação do conceito pela crítica literária brasileira. Em um segundo momento, recuperam-se algumas das principais definições do conceito, o qual surge de uma intrínseca relação com o Iluminismo, mas se transforma ao longo do tempo: expandindo-se para recobrir um conjunto de obras cada vez mais heterogêneo, seus sentidos passam a ser repensados em vista das peculiaridades dos diferentes objetos. Finalmente, retorna-se ao ponto de partida para apresentar, à luz desse percurso, uma leitura das obras de Michel Laub. Os romances selecionados são Longe da água, de 2004, e Diário da queda, de 2011, e A maçã envenenada, de 2013. Para tanto, do ponto de vista metodológico, procura-se mobilizar o conceito como uma ferramenta interpretativa, isto é, como um elemento de mediação capaz de facultar uma nova compreensão das obras. Com isso, favorece-se tanto a visualização das relações que os romances estabelecem entre si, quanto o reconhecimento dos diálogos que estabelecem com essa tradição. A análise toma como referência aspectos do romance Os anos de aprendizado do jovem Wilhelm Meister, de Goethe, obra paradigmática do Bildungsroman. Os eixos propostos para a leitura dos romances de Laub dizem respeito às seguintes esferas iniciáticas, que marcam o caminho de formação dos protagonistas rumo à maturidade: a relação com as instituições de ensino, o contato com as artes e com o âmbito profissional e a iniciação amorosa. Os protagonistas buscam compreender o que viveram e reconhecer os limites de suas responsabilidades pelos eventos passados. O ponto de chegada do processo, que culmina na escrita dos romances, sugere a existência de um profundo sentimento de culpa, decorrente da dificuldade de lidar com os afetos. Com isso, espera-se contribuir para a compreensão dos sentidos da formação nos romances de Michel Laub.
Palavras-chave: romance brasileiro do século XXI; Michel Laub; Bildungsroman; romance de formação.
ABSTRACT
The conception of this work comes from the observation of a phenomenon manifested in the critical fortune of Brazilian author Michel Laub: a considerable part of his works have been associated with the concept of “novel of formation”, recurrent translation from the German term Bildungsroman. However, it has been verified that this association had not been sufficiently developed yet, leaving a gap in the criticism about the author. Considering that the concept of Bildungsroman was designed to nominate German novels from the end of the 18th century, there was a lack of clarification about the implications of dislocating this concept to Brazilian narratives of this century. Faced with this situation, this research aims to ascertain to what extent the idea of the novel of formation is useful to approach Laub’ novels. For this purpose, a survey on the circumstances regarding this question in the critical fortune about the author is conducted. In order to understand the context in which this discourse is inserted, a panorama about the concept assimilation by Brazilian literary criticism is also presented. After that, some of the main definitions of the novel of formation are recovered, as it first appears in an intrinsic relationship with the Enlightenment, but goes through transformations in the course of time. As the term expanded to cover an increasingly heterogeneous set of works, the peculiarity of these different objects makes the meanings of the concept begin to be reconsidered. Finally, the starting point of this Dissertation is retrieved to introduce, in light of this trajectory, a reading of two selected novels by Michel Laub: Longe da água, from 2004, Diário da queda, from 2011, and A maçã envenenada, from 2013. Therefore, from the methodological perspective, a mobilization of the concept as an interpretative tool, that is, as an element of mediation capable of providing a new comprehension of Laub’s works, is pursued. By these means, both the visualization of the relations that the novels build between themselves and the recognition of the dialogues they establish with the tradition are favored. The analysis takes as reference aspects from the novel Wilhelm Meister's Apprenticeship, by Goethe, paradigmatic work of the Bildungsroman genre. The axes proposed for treating Laub’s novels refer to the following initiatory spheres, which signalize the formation path of the protagonist towards maturity: the relation with education institutions, the contact with the arts and with the professional environment, and the initiation to love affairs. The protagonists seek to comprehend what they have lived and to recognize the limits of their responsibilities for past events. The final destination of this process, which culminates in writing the novels, suggests the existence of a deep feeling of guilt, arising from the difficulty of dealing with the affections. Finally, it is expected that this work will contribute to understand the meanings of formation in the novels by Michel Laub.
Keywords: Brazilian novel from the 21st century; Michel Laub; Bildungsroman; novel of formation.
|
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|