UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Thaís Gonçalves Dias Porto
Titulo ENTRE O CINEMA E A LITERATURA: sobre a construção identitária no romance Das nackte Auge, de Yoko Tawada
Orientador(a) Profa. Dra. NATALIA CORRÊA PORTO FADEL BARCELLOS
Data 23/04/2018
Resumo RESUMO
A japonesa Yoko Tawada é um dos nomes mais importantes dentro da literatura alemã
contemporânea. A autora trabalha com diferentes tipos de texto em alemão e em japonês e
dedica seu projeto literário justamente a esse entrelugar no qual vive. Das nackte Auge conta a
história de uma jovem vietnamita que, por conta de um engano, vai parar em Paris no final da
década de oitenta. A personagem torna-se, então, um ser estranho em um país estrangeiro
onde não é capaz de se comunicar com ninguém exceto as personagens de Catherine Deneuve
no cinema. A narrativa dos filmes citados na obra influencia progressivamente a narrativa do
romance culminando na fusão de ambas as mídias em questão. Tawada utiliza-se dos filmes
como referências midiáticas de modo a criar uma relação transtextual na qual o hipotexto (os
filmes) modifica e amplia o hipertexto (o romance). A sala de cinema, que, a princípio,
caracterizar-se-ia como sendo um mero local de trânsito, ou seja, um não-lugar, passa a
representar um local de identificação, significação e até mesmo de comunicação, isto é, um
lugar segundo o conceito de Marc Augè. O presente trabalho pretende demonstrar como tal
inversão no processo de construção identitária dá-se na narrativa do romance a partir da
hibridização midiática entre o cinema e a literatura, suscitando de maneira extraordinária
questões acerca do olhar (desnudo) sobre o estranho, o estrangeiro.
Palavras-chave: Literatura contemporânea; Cinema; Intermidialidade; Identidade; Lugar;
Não-lugar.
ABSTRACT
The japanese author Yoko Tawada is one of the greatests names in german contemporary
literature. She works with different texts in german and japanese. She deals in her literary
project particularly with this between-place where she actually lives in. Das nackte Auge tells
the story of a young vietnamese girl who is mistakenly took to Paris by the end of the eighties.
She becomes an alien in a foreign country and is incapable of communicating with anyone
else but the chacters played by Catherine Deneuve in the movies that she starts to watch. The
narrative of these movies progressively contaminate the novel's narrative ending up in a
complete fusion of both medias. Tawada uses the movies as media references creating a
transtextual relation where the hypotext (the movies) modifies and expands the hypertext (the
novel). The movie theater, usually seen as a transitory place, a non-place, becomes a place of
identification and even communication, i.e. a place according to Marc Augè's concept. This
work intends to demonstrate how this inversion of the identity building process evolves
through the media hybridization between film and literature while raises in an extraordinary
way questions about the (naked) look on the alien, the foreign.
Keyword: Contemporary literature; Film; Intermediality; Identity; Place; Non-place.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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