UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Adrienne Katia Savazoni Morelato
Titulo AS VESTES DO CORPO E MELANCOLIA NA POESIA DE AUTORIA FEMININA: GABRIELA MISTRAL, CECÍLIA MEIRELES E HENRIQUETA LISBOA
Orientador(a) Profa. Dra. GUACIRA MARCONDES MACHADO LEITE
Data 24/05/2017
Resumo RESUMO
As Vestes do Corpo e da Melancolia na poesia de Autoria Feminina pretende analisar de
que maneira três poetas, da metade do século XX, sulamericanas, costuraram suas obras
poéticas de alguma forma, em comunhão. São poetas que levaram o título de ausentes
do mundo, alheias às rupturas, individuais e egoístas, quando este trabalho descobriu
exatamente ao contrário; suas obras estavam emaranhadas dentro de uma rede maior,
continental, porém, uma rede formada somente por mulheres escritoras. Dentro dessa
rede, nasceu uma subrede entre as três poetas em questão: Cecília Meireles, Gabriela
Mistral e Henriqueta Lisboa, na qual, a ciranda literária se formou em torno de temas,
símbolos e mitos comuns. O corpo de mulher, visto como ausente para uma crítica
falogocentrica, agora é o protagonista de uma nova estética, a estética da ternura que
traz em si, a força da melancolia. Melancolizar-se na escritura, eis o que é escrever com
ternura para as nossas poetas e onde o corpo transfigura-se na paisagem para que as
sensações possam transbordar a palavra. A palavra será a grande luta de todas as três,
porque em sua composição carrega conceitos que não foram criados pelas mulheres.
Para escrever como mulher, neste sentido, nossas poetas terão que buscar a origem, o
mito, o sussurro, a oralidade murmurada que resgata o início de todos os inícios.
Enquanto, em relação ao contexto da tradição, a busca será pela mãe literária –a poeta
referencial para que elas possam construir uma nova tradição, só que agora, a de autoria
feminina.
RESUMEN
LA ROPA Y LA MELANCOLÍA CORPORAL EN LAS MUJERES AUTORÍA DE
LA POESÍA TIENE COMO OBJETIVO EXAMINAR CÓMO LOS TRES
POETAS, LA MITAD DEL SIGLO XX, AMÉRICA DEL SUR, SE COSIÓ LA
POESÍA, DE ALGUNA MANERA, EN LA COMUNIÓN. SON POETAS QUE
TOMARON EL TÍTULO LEJOS DEL MUNDO, AJENOS A LAS FRACTURAS,
INDIVIDUALES Y EGOÍSTAS CUANDO ESTE TRABAJO SE HA
ENCONTRADO EXACTAMENTE LO CONTRARIO; SUS OBRAS ESTABAN
ENREDADAS DENTRO DE UNA RED MÁS AMPLIA, CONTINENTAL, PERO
UNA RED FORMADA ÚNICAMENTE POR MUJERES ESCRITORAS.
DENTRO DE ESTA RED, NACIÓ UNA SUBRED ENTRE LOS TRES POETAS
EN CUESTIÓN: CECÍLIA MEIRELES, GABRIELA MISTRAL Y HENRIQUETA
LISBOA, EN EL QUE EL TAMIZ LITERARIO FORMADO EN TORNO A TEMAS,
SÍMBOLOS Y MITOS COMUNES. EL CUERPO DE LA MUJER, VISTA COMO
AUSENTE POR UNA CRÍTICA FALOGOCENTRICA, AHORA ES EL
PROTAGONISTA DE UNA NUEVA ESTÉTICA, LA ESTÉTICA DE LA
TERNURA QUE TRAE CONSIGO, LA FUERZA DE LA MELANCOLÍA.
MELANCOLIZAR EN LA ESCRITURA, QUE ES LO QUE ES ESCRIBIR CON
TERNURA PARA NUESTROS POETAS Y DONDE EL CUERPO SE
TRANSFORMA EN EL PAISAJE DE MODO QUE LOS SENTIMIENTOS
PUEDEN DERRAMARSE SOBRE LA PALABRA. LA PALABRA ES LA GRAN
LUCHA DE LOS TRES, DEBIDO A SU COMPOSICIÓN LLEVA A CONCEPTOS
QUE NO FUERON CREADOS POR LAS MUJERES. PARA ESCRIBIR COMO
MUJER, EN ESTE SENTIDO, NUESTROS POETAS TIENEN QUE BUSCAR
EL ORIGEN, EL MITO, EL SUSURRO, LA ORALIDAD EN VOZ BAJA QUE
RESCATA EL COMIENZO DE TODOS LOS COMIENZOS. EN COMPARACIÓN
CON EL CONTEXTO TRADICIONAL, LA BÚSQUEDA SERÁ LA MADRE
LITERARIA -UN POETA DE REFERENCIA PARA QUE PUEDAN CONSTRUIR
UNA NUEVA TRADICIÓN, PERO AHORA, LOS AUTORES DE SEXO
FEMENINO.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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