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Aluno(a) |
Pedro Barbosa Rudge Furtado |
Titulo |
REMEMORAÇÃO EM GRACILIANO RAMOS: DO ROMANCE À AUTOBIOGRAFIA |
Orientador(a) |
Profa. Dra. MARIA CELIA DE MORAES LEONEL |
Data |
23/05/2017 |
Resumo |
RESUMO
O empenho rememorativo é um aspecto marcante na obra de Graciliano Ramos. É
possível encontrá-lo tanto nas personagens de alguns de seus romances – Caetés, São
Bernardo e Angústia – quanto nas reminiscências do autor-narrador em suas
autobiografias – Infância e Memórias do cárcere. Dois desses livros foram escolhidos
como corpus da dissertação: Angústia e Infância. Dessa maneira, há, entre eles, uma
diferença no que tange à forma literária – romance e autobiografia – o que, por
conseguinte, acarreta modos distintos de análise. O objetivo de nossa pesquisa é
investigar como se dá o processo rememorativo, nessas obras de gêneros no que tem a
ver, principalmente, com a mediação entre literatura e sociedade que pode ser constatada
textualmente nas narrativas. A literatura apresenta a capacidade de nos inserir em certa
História, pois a sua forma/conteúdo são sintomas de um certo período do qual o escritor
não pode se alienar completamente; por isso, as tensões sociais são, em diferentes graus,
figuradas na narrativa. Para atingir esse objetivo, amparamo-nos na seguinte base teóricocrítica,
dividida em quatro linhas principais: ensaios críticos sobre Graciliano Ramos e
sua obra, em especial, sobre Angústia e Infância – como Ficção e confissão, Antonio
Candido, textos inseridos na coletânea Graciliano Ramos, organizada por Sônia Brayner,
A ponta de novelo, de Lúcia Helena Carvalho, Uma história do romance de 30, de Luís
Bueno, e mais diversos ensaios e artigos – investigações sobre o método analítico,
centrado na crítica dialética – como em O inconsciente político: a narrativa como ato
socialmente simbólico, de Fredric Jameson, textos de Alfredo Bosi em Literatura e
resistência e Ideologia e contraideologia, reflexões de Antonio Candido e Roberto
Schwarz, entre outros – proposições sobre a memória, o tempo e a sua representação no
romance e na autobiografia – como em textos de Jeanne Marie Gagnebin, Marcello
Duarte Mathias, Philippe Lejeune, Alfredo Bosi etc – e reflexões sobre o grande
irradiador das incongruências sócio-históricas – a personagem – encontrados em Pessoa
e personagem, de Michel Zéraffa e “A personagem do romance”, de Antonio Candido.
Com tal apoio, examinamos a representação em Angústia de um sujeito gravemente
inadaptado ao meio, em que existe um polo de discordância radical, tanto em termos
espaço-temporais quanto no que tange aos valores, entre o presente da enunciação e o
tempo dos fatos narrados no processo rememorativo. Em Infância, assinalamos que as
tensões sociais são mais evidenciadas na passagem das impressões infantis para a revisão
adulta, momento em que os signos ideológicos do autor-narrador tornam-se mais
manifestos, suspendendo a narração da história e comentando, com olhos de adulto, o
meio em que estava inserido. Em ambas as narrativas, mesmo com as particularidades de
cada uma, figura, com recursos distintos, o mal-estar de seres em constante conflito com
os valores histórico-sociais.
Palavras-chave: Graciliano Ramos. Angústia. Infância. Memória. Narrativa e sociedade.
ABSTRACT
The rememorative effort is a remarkable aspect concerning Gracilian Ramos’ works. It is
possible to find this aspect in the characters of some of his novels – Caetés, São Bernardo
and Anguish – and in the reminiscence of the author-narrator in his autobiographies –
Childhood and Memórias do cárcere. Two of these books were chosen as corpus of our
dissertation: Anguish and Childhood. In this manner, there are differences, between them,
regarding literary forms – novel and autobiography – that, consecutively, bring on
dissimilar ways of analysing them. The objective of our research is to investigate how is
configured this rememorative effort in these works concerning, mainly, the mediation
between literature and society that can be textually verified in these narratives. Literature,
can make us immerse in a certain History, because its form/content presents itself as
symptoms of a certain period in which writers cannot alienate themselves completely;
thus, the social tensions are represented in the narrative in different grades. In order to
fulfill this goal, our theoretical and critical basis are the following ones, divided into four
main lines: critical essays about Graciliano Ramos and his works and, papers concerning
Anguish and Childhood – as in como Ficção e confissão, Antonio Candido, texts
contained in Graciliano Ramos, organized by Sônia Brayner, A ponta de novelo, by Lúcia
Helena Carvalho, Uma história do romance de 30, by Luís Bueno, and several papers –
investigations regarding our chosen analytic method, centered in the dialectics criticism
– as in The political unconscious: narrative as a socially symbolic act, by Fredric
Jameson, texts by Alfredo Bosi in Literatura e resistência and Ideologia e
contraideologia, ponderations made by Antonio Candido and Roberto Schwarz, among
other thinkers – propositions concerning memory and time and its representation in the
novel and in the autobiography – as in papers by Jeanne Marie Gagnebin, Marcello Duarte
Mathias, Philippe Lejeune, Alfredo Bosi etc – and thoughts regarding the great radiating
of the social-historical incongruences – the character – as in Pessoa e personagem, by
Michel Zéraffa and “A personagem do romance”, by Antonio Candido. Having these
ideas in mind, the grievous representation of an unadapted individual to their social
environment have been investigated in Anguish. For this character, there is a radical
gradient of disagreement related to spatial and temporal tensions and values between the
present of enunciation and the past that is remembered. In Childhood, it has been seen
that the social tensions are clearer in the passage through the childhood impressions to
the adult revisionism, a moment when the author-narrator’s ideological signals become
more evident, interrupting the narration of the story and commenting, through the matured
eyes, the social contradictions. Both narratives, even containing their own particularities,
represent, with different resources, the malaise of subjects in constant conflict with their
social-historical values.
Keywords: Graciliano Ramos. Anguish. Childhood. Memory. Narrative and society. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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