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Aluno(a) |
Rafaela Vareda Goffredo |
Titulo |
REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL EM O MULATO DE ALUÍSIO AZEVEDO |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Celia de Moraes Leonel |
Data |
31/05/2016 |
Resumo |
RESUMO
O objetivo do trabalho é verificar de que modo, em O mulato, Aluísio Azevedo representa componentes históricos, sociais e culturais – incluindo aqueles relativos à sexualidade e ao corpo – tendo em vista o centro da obra que é apontar as nefastas consequências do preconceito racial e da escravidão. Para tanto, investiga-se a representação da sociedade burguesa no século XIX no Maranhão e, particularmente, em São Luís, em sua articulação com os preceitos do Naturalismo. Como tal representação é construída por meio das categorias narrativas, essas são analisadas separadamente e em seu conjunto, dando-se prioridade à articulação entre história, personagens e espaço, bem como com a instância narrativa (narrador), a focalização e o tratamento do tempo. O embasamento teórico é constituído por quatro grupos de estudos: a) histórias da literatura sobre o Naturalismo e ensaios críticos sobre Aluísio Azevedo; b) textos específicos sobre o corpo no naturalismo brasileiro; c) ensaios sobre o corpo de modo geral e d) estudos teóricos da narrativa. Quanto ao primeiro grupo, as principais balizas são: História concisa da literatura brasileira de Alfredo Bosi e Aluísio Azevedo, vida e obra (1857-1913) de Jéan-Yves Mérian. Em relação ao segundo grupo, a base é formada por Leituras do desejo: o erotismo no romance naturalista brasileiro de Marcelo Bulhões e A metáfora do corpo no romance naturalista de Sonia Brayner. Quanto ao terceiro grupo: História do corpo, organizado por Jean-Jacques Courtine, Georges Vigarello e Alain Corbin e Tabu do corpo de José Carlos Rodrigues. Em relação ao quarto grupo, tomamos os seguintes textos: Discurso da narrativa de Gérard Genette, Espaço e romance de Antônio Dimas e "A personagem do romance" de Antonio Candido.
Palavras-chave: Aluísio Azevedo; O mulato; corpo; sexualidade.
ABSTRACT
The objective of the present work is to see how, in O mulato, Aluísio Azevedo represents historical, social and cultural components - including those related to sexuality and body – having in mind the center of the literary work that is to point out the negative consequences of racial prejudice and of slavery. For this purpose, it is investigated the representation of the bourgeois society in the nineteenth century in Maranhão, and particularly in São Luís, in its articulation with the precepts of the Naturalism. As such representation is constructed through narrative categories, these are analyzed separately and as a whole, giving priority to the relationship between history, characters and space, as well as to the narrative instance (narrator), the focus and the time treatment. The theoretical background consists of four study groups: a) literature stories about Naturalism and critical essays about Aluísio Azevedo; b) specific texts about the body in the Brazilian naturalism; c) essays about the body in general and d) theoretical studies of the narrative. As for the first group, the main references are: História concisa da literatura brasileira of Alfredo Bosi and Aluísio Azevedo, vida e obra (1857-1913) by Jéan-Yves Mérian. As for the second group, the basis is formed by Leituras do desejo: o erotismo no romance naturalista brasileiro by Marcelo Bulhões and A metáfora do corpo no romance naturalista by Sonia Brayner. As for the third group: História do corpo, organized by Jean-Jacques Courtine, Georges Vigarello and Alain Corbin and Tabu do corpo by José Carlos Rodrigues. As for the fourth group, it was taken the following texts: Discurso da narrative by Gérard Genette, Espaço e romance by Antonio Dimas and "The character of the novel" ("A personagem do romance") by Antonio Candido.
Keywords: Aluísio Azevedo; O mulato; body; sexuality. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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