| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade | 
		 
		
			| Titulo | 
			DO ÁRIDO, A ESTÉTICA: a representação temática e formal da seca em Galileia | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan | 
		 
		
			| Data | 
			27/04/2016 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
Este texto tem como objetivo estudar as representações da aridez, leimotiv recorrente na 
produção artística brasileira, no romance contemporâneo Galileia (2009), de Ronaldo Correia 
de Brito, no qual percebemos que a aridez exerce papel fundamental, na medida em que não é 
apenas tema, mas elemento estrutural que reitera – e amplia – a aridez temática. Desse modo, a 
aridez, metafórica, estrutural ou literal é reelaborada pelo romance em questão, no qual as 
figuras relacionadas à seca e ao cenário do sertão retratam relações humanas, e não um local 
geográfico. Portanto, nosso objetivo é especificar o modo como o código linguístico trabalha 
com os conceitos de seca e de aridez, tanto do ponto de vista temático quanto do estrutural, 
analisando a utilização dos procedimentos técnicos e estilísticos próprios na definição de uma 
poética da aridez, e não sobre a aridez, diferença ressaltada por Ismail Xavier em texto sobre a 
Estética da fome (XAVIER, 2007, p.13). Para colocar em prática nossos objetivos, faremos uma 
abordagem do estereótipo de sertão difundido culturalmente e elaboraremos uma descrição 
geral das concepções de sertão presente no romance, de acordo com os personagens de modo a 
abordar o modo de apreensão do espaço sertanejo pelo narrador-protagonista Adonias, para 
quem o sertão equivale à violência e à barbárie. Posteriormente, abordaremos justamente os 
exemplos de violência humana presentes na obra que justificam a visão disfórica de Adonias e 
originam uma Imagem poética do sertão e uma alegoria da aridez humana. Para a análise desta, 
estabeleceremos relações entre as descrições plásticas do cenário sertanejo às questões perenes 
e universais da condição humana, dando origem a uma abordagem alegórica do sertão. Por fim, 
analisaremos a estrutura sintática e rítmica de Galileia em sua correlação com a aridez temática 
e metafórica, evidente no semi-simbolismo do romance. 
Palavras – chave: Galileia. Ronaldo Correia de Brito. Aridez. Seca. Sertão. 
ABSTRACT 
This work aims to study the barrenness representation, recurrent leimotiv in Brazilian artistic 
productions, in Ronaldo Correia de Brito’s contemporary novel Galileia (2009), in which the 
dryness has a fundamental role as it is not only a theme, but also a structural element that 
reaffirms – and amplifies – the thematic barrenness. Thus, the novel reworks the dryness, 
metaphoric, structural or literal, because the images related to the drought and to the Brazilian 
outback scenery portrays human relations and not just a geographical place. Therefore, the 
objective of this dissertation is to specify how the linguistic code works with the drought and 
barrenness concepts, both on the thematic and on the structural perspectives, analyzing the 
technical and stylistic procedures usage in the definition of a dryness poetic, and not of a poetic 
about dryness. This difference is highlighted by Ismail Xavier in his text about the Aesthetics 
of Hunger (XAVIER, 2007, p.13). In order to develop these objectives, there will be an 
approach of the Brazilian outback stereotype culturally spread in Brazil as well as a general 
description of the regions concepts present in the novel. This will be done through its characters 
perspectives as a mean to grapple how the Brazilian outback space is apprehended by the 
protagonist-narrator Adonias. To whom the backlands are equivalent to barbarism and violence. 
Later, the work will focus on the novel examples of human violence that justify Adonias 
dysphoric view and creates a poetic Image of the backlands and an allegory of human 
barrenness. To an analysis of this allegory it is necessary to stablish connections between the 
plastic descriptions of the Brazilian outback scenery and the perennial questions regarding the 
universal human condition, which originates an allegorical approach of these backlands. 
Ultimately, it will be done a study of Galileia’s syntactic and rhythmic structures and its 
interconnection with the metaphorical and thematic barrenness that is evident in the novel semisimbolism. 
 
Keywords: Galileia. Ronaldo Correia de Brito. Barrenness. Drought.  | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |