UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Daniel Rossi
Titulo Uma Representação de Henry Miller: do período francês à virada mística (1930 - 1940)
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Clara Bonetti Paro
Data 29/04/2016
Resumo RESUMO
Esta tese aborda o período francês da produção literária de Henry Miller, que se estende de sua chegada à Paris em 1930 até seu retorno aos Estados Unidos em 1940, de forma a reapresentar as quatro principais obras deste período: Trópico de Câncer [1934], Primavera negra [1936] e Trópico de Capricórnio [1939], que nomeamos trilogia francesa, e o volume de cartas entre Henry Miller e Michael Fraenkel intitulado Hamlet Letters [1939-1941]. É verificado como tais obras se diferenciam daquelas escritas após o retorno aos Estados Unidos com uma discussão do livro que demarca uma “virada mística”, O Colosso de Marússia [1940]. A partir do embasamento teórico nas obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Susan Sontag e Philippe Lejeune e da discussão da primeira recepção crítica das obras citadas, as obras de Miller são examinadas a partir de outra perspectiva que não as já privilegiadas pela fortuna crítica, que expressa preocupação exagerada com elementos contextuais mais do que com a discussão das obras do autor. Privilegiando a questão da pornografia, sexualidade e autobiografia, a fortuna crítica acabou debatendo mais os efeitos que tais obras tiveram no contexto histórico em que foram publicadas do que em suas características narrativas distintas da produção da época. Sendo assim, esta reapresentação é uma forma de trazer à discussão o período mais prolífico do autor estadunidense e também fornecer outras possibilidades teóricas de análise de sua obra.PALAVRAS-CHAVE: Literatura americana; Henry Miller; Gilles Deleuze; Félix Guattari; Recepção crítica; Crítica literária.
ABSTRACT
This thesis addresses Henry Miller’s French period of literary production, from his arrival in Paris in 1930 until his return to the United States in 1940, in order to reintroduce the four major works the period: Tropic of Cancer [1934] Black Spring [1936] and Tropic of Capricorn [1939], here named “French trilogy”, and the volume of letters between Henry Miller and Michael Fraenkel titled Hamlet Letters [1939-1941]. It is verified how such works differ from those written after the author’s return to the United States by comparison with the book that marks a “mystical turn” in his literary career, The Colossus of Maroussi [1940]. From the theoretical foundation in the works of Gilles Deleuze and Felix Guattari, Susan Sontag and Philippe Lejeune and the first critical reception discussion of the works cited, Henry Miller’s works are examined from another perspective than those already privileged by the critical fortune, which expressed exaggerated concern with contextual issues more than with the discussion of the author’s literature. Privileging the matter of pornography, sexuality and autobiography, criticism ended debating over the effects that such works had in the historical context in which they were published, rather than their narrative features, distinct of others produced in that time period. Thus, to reintroduce those works is a way to bring forward the discussion of Miller’s most prolific period and also provide other theoretical possibilities of analysis to his work.rnrnrnKEYWORDS: American Literature; Henry Miller; Gilles Deleuze; Félix Guattari; Critical reception; Literary criticism.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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