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Aluno(a) |
Aline Shaaban Soler |
Titulo |
A METRÓPOLE E A PROSA CINEMATOGRÁFICA NO MODERNISMO ESTADUNIDENSE Uma abordagem de Manhattan Transfer de John Dos Passos |
Orientador(a) |
Profa. Dra. WILMA PATRICIA M D MAAS |
Data |
18/05/2015 |
Resumo |
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise da obra modernista Manhattan Transfer (1925) do escritor John Dos Passos. Após uma breve introdução responsável por apresentar o autor, o primeiro capítulo da dissertação visa investigar as relações entre Manhattan e as principais características literárias modernistas, no intento de compreender o motivo pelo qual a obra de Dos Passos tem permanecido num segundo plano para a crítica. Sustenta-se aqui a hipótese de que isto se daria devido ao fato da obra não corresponder exatamente ao que tem sido definido como a essência do modernismo, apresentando traços que a aproximariam do realismo. O segundo capítulo propõe uma abordagem cinematográfica de Manhattan, justamente, no sentido de apreender a relação entre características modernistas e realistas. Para isto, parte-se da análise estrutural da obra realizada por Pouillon e Sartre e dos conceitos de montagem de Griffith e Eisenstein. Em seguida, empreende-se uma análise a partir destes referenciais teóricos. O terceiro capítulo, com base nas reflexões estabelecidas no segundo, discorre a respeito do modo como a cidade de Nova York está presente na obra e apresenta a análise das narrativas de três de seus personagens principais. Nas considerações finais, é reconhecida a importância que a noção de simultaneidade – que é somente obtida por meio de uma prosa cinematográfica, visando, justamente, a representação da metrópole – possui na obra e a necessidade de um olhar crítico-reflexivo para a compreensão nas relações expressas em Manhattan.rnrnPalavras-chave: John Dos Passos; Manhattan Transfer; montagem; metrópole; modernismo estadunidense; prosa cinematográfica.rnrnAbstract: This study aims to present an analysis of the modernist novel Manhattan Transfer (1925), by the writer John Dos Passos. After introducing the author, the first chapter investigates the relations between Manhattan and the main literary modernist characteristics, intending to understand the reason why the work of Dos Passos have been in a second plan to the critics. We endorse the hypothesis that it occurs because Manhattan doesn’t exactly coincide with what has been considered the essence of the modernism, presenting characteristics that are close to the realism. In order to do it, we start with the structural analysis of Dos Passos’s work made by Pouillon and Sartre; and with the Griffith’s and Eisentein’s concept of montage. After, we perform an analysis according to these theoretical references. The third chapter, based on the ideas of the second, is about New York and its representation at Manhattan and presents an analysis of three of the most important characters. In the final consideration, it is argued the significance of the idea of simultaneity, obtained thanks to a cinematographic prose with the purpose of depicting the metropolis, and the need of a reflexive and critic view to understand the relations that are presented in Manhattan.rnrnKey-words: John Dos Passos; Manhattan Transfer; Montage; Metropolis; U.S.A. Modernism; Cinematographic Prose.rnrn |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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