UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Bruna Fernanda de Simone
Titulo As Configurações do Amor na Lírica de Nuno Júdice
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Lúcia Outeiro Fernandes
Data 22/05/2015
Resumo Resumo rnUm dos maiores nomes da poesia portuguesa contemporânea, Nuno Júdice possui vasta obra marcada pela presença de uma poesia feita sobre ruínas. Suas características mais marcantes são o diálogo que empreende com outras artes, reflexões filosóficas e principalmente uma visão crítica sobre a própria poesia. Tais características, ligadas a um ambiente sombrio, de espaços desabitados ou abandonados, onde se insere um eu-lírico que é consciente de toda a produção poética, são alguns dos aspectos de uma poesia singular, o lugar de vestígios do passado. Júdice iniciou sua produção com “A Noção de Poema”, em que já se destacava pela retomada do sujeito lírico e pela plena consciência do poema como o lugar de discussão da linguagem poética, seus enigmas e sua tradição. Atrelado a esta produção e crítica poética ao mesmo tempo, o poeta algarvio demonstra grande interesse pelo tema do amor e sua configuração como parte integrante de toda uma tradição lírica amorosa. São muitos os poemas em que o tema do amor aparece, mas sempre relacionado a um sujeito lírico melancólico e consciente da criação do poema e sua artificialidade. A melancolia do eu-lírico, as imagens obscuras e a nostalgia são características de uma lírica amorosa cujo principal aspecto é a ausência. O poema parece ser o único lugar onde o sujeito encontra uma possibilidade de fugir do presente e da ausência da amada. Neste trabalho, buscaremos verificar, portanto, como esta poesia se insere numa tradição da lírica amorosa ocidental, procurando evidenciar os artifícios de que se utiliza para retomar o imaginário do amor, questionar e reapresentar a subjetividade e a emotividade, recriando em sua obra um lirismo amoroso típico da contemporaneidade.rnrnPalavras-chave: Lírica amorosa; Poesia contemporânea; Meta-poesia; Poesia e memória; Nuno Júdice.rnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnResumenrnUno de los mayores nombres de la poesía contemporánea portuguesa, Nuno Júdice, posee vasta obra poética marcada por la presencia de una poesía hecha sobre ruinas. Sus rasgos más sobresalientes son el dialogo que emprende con otros artes, reflexiones filosóficas y principalmente una visión crítica sobre la propia poesía. Esos rasgos, relacionadas a un ambiente sombrío, de espacios deshabitados o abandonados, donde se pone un yo-lírico que es consciente de toda su producción poética son algunos de los rasgos de una poesía singular, el lugar de vestigios del pasado. Nuno Júdice inició su producción con “La Noción de Poema”, en que ya se destacaba por la retomada del sujeto lírico y por la plena consciencia del poema como el lugar de discusión del lenguaje poética, sus enigmas y sus tradiciones. Atraillado a esa producción y crítica poética al mismo tiempo, el poeta algarvio demuestra grande interés por el tema del amor y su configuración como parte integrante de toda una tradición lírica amorosa. Son muchos los poemas en que el tema del amor aparece, pero siempre relacionado a un sujeto melancólico y consciente de la creación del poema y su artificialidad. La melancolía del sujeto lírico, las imágenes obscuras y la nostalgia son características de una lírica amorosa cuyo principal aspecto es la ausencia. El poema es el único lugar donde el sujeto encuentra una posibilidad de huir del presente y de la falta de la amada. En este trabajo, por lo tanto, buscaremos verificar como esta poesía se introduce en una tradición de la lírica amorosa occidental, procurando evidenciar los artificios de que se utiliza para retomar el imaginario del amor, contestar y representar la subjetividad y la emotividad, recriando en su obra un lirismo amoroso típico de la contemporaneidad. rnrnPalabras-claves: Lírica amorosa; poesía contemporánea; meta-poesía; poesía y memoria; Nuno Júdice.rn
Tipo Defesa-Mestrado
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