|
|
Aluno(a) |
Amanda da Silveira Assenza Fratucci |
Titulo |
Morte e Delírio em Théophile Gautier e Villiers de L'Isle-Adam |
Orientador(a) |
Profa. Dra. ANA LUIZA SILVA CAMARANI |
Data |
11/05/2015 |
Resumo |
ResumornNa França, a literatura fantástica está muito ligada aos períodos do Romantismo e do Simbolismo. Segundo Pierre-Georges Castex (1962), a literatura fantástica francesa se divide justamente nestes dois períodos: o primeiro, em meados do século XIX, é o do Romantismo, em que o gosto pelo sobrenatural, pelo mistério e a procura pelo absoluto deram abertura a grande produção de contos fantásticos que teve uma grande influência de E.T.A. Hoffmann. A presença do amor ligado à morte se faz notar em vários textos de Gautier, tema este recorrente na literatura fantástica do século XIX. Seus textos fantásticos são muito representativos e mostram a evasão romântica na utilização do sonho, que duplica a vida. Esse discurso onírico é um instrumento do qual Gautier faz uso a fim de expressar a intenção de busca de um mundo ideal procurada pelos românticos, em que aparece um “eu” romântico que se vê incapaz de resolver sozinho os problemas em relação à sociedade e que, portanto, se lança à busca de outras realidades. Assim era também Villiers de l’Isle-Adam, poeta simbolista que não se encaixava na ordem capitalista vigente e procurava sempre uma existência superior, longe da realidade de sua época. Encontrava essa existência ideal na criação literária. O sonho aparece também nesse autor como ponto narrativo a destacar duas possibilidades da narrativa fantástica. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar o discurso fantástico em alguns textos de Gautier e Villiers, bem como perceber como a dicção subjetiva romântica se intensificou na literatura fantástica do século XIX, culminando em uma forte subjetivação do discurso no período do Simbolismo.rnPalavras-chave: Romantismo francês, Simbolismo francês, literatura fantástica. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|