|
|
Aluno(a) |
Bruna Cardoso Brasil de Souza |
Titulo |
Estudo das categorias narrativas, variações e permanências nas versões de Basile, Perrault, Grimm e Disney de A Bela Adormecida |
Orientador(a) |
Profa. Dra. FABIANE RENATA BORSATO |
Data |
07/04/2015 |
Resumo |
RESUMOrnrnOs contos populares têm por natureza a capacidade de se propagarem no tempo e no espaço. Desde as épocas mais remotas as civilizações mais distantes compartilhavam as mesmas histórias com algumas modificações que geralmente diziam respeito ao contexto em que viviam. Com base no princípio de que esses contos tendem a se perpetuar na história, estudaremos quatro versões do conto que hoje é conhecido como A bela adormecida, são elas: Sol, Lua e Tália, de Giambattista Basile; A bela adormecida no bosque, de Charles Perrault; A bela adormecida, dos irmãos Grimm; e, por fim, sua adaptação cinematográfica, A bela adormecida, de Walt Disney. Para tal, propõe-se um panorama histórico do gênero conto (especialmente do conto maravilhoso) e também do cinema de animação, pois acredita-se que o contexto histórico foi determinante para a concepção das obras. São feitos também apontamentos teóricos sobre as duas linguagens, ressaltando os aspectos que contribuirão para a análise das narrativas literárias e fílmica. Pretende-se, portanto, evidenciar as mudanças ocorridas no decorrer das diversas publicações em relação às instâncias narrativas, ao enredo e também quanto à tradução das obras literárias para a narrativa cinematográfica. rnrnPalavras – chave: Contos populares. Contos de fadas. Cinema. Animação. Bela Adormecida.rnrnrnrnrnABSTRACTrnrnFolk Tales are able to propagate in time and space. The distant civilizations shared the same stories with some modifications since the earliest times and these modifications usually concerned the context in which they lived. Based on the principle that these tales have a tendency to perpetuate in history, we will study four versions of the tale known as Sleeping Beauty, they are: Sun, Moon and Talia, Giambattista Basile; Sleeping Beauty in the wood, Charles Perrault; Sleeping Beauty, the Brothers Grimm; and, finally, the film adaptation, Sleeping Beauty, Walt Disney. We propose a historical overview of the genre tale (especially the fairy tale) and also the animated film, whereas we believe that the historical context was crucial to the design of the works. We also made theoretical approaches about the two languages, highlighting the aspects that contribute to the analysis of literary and film narratives. In this sense, we intend to demonstrate the changes in the course of several publications towards the narrative categories, the plot and also in the translation of literary works for the film narrative.rnrnKeywords: Popular tales. Fairy tales. Cinema. Animation. Sleeping Beauty.rn |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|