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Aluno(a) |
Waleska Rodrigues De Matos Oliveira Martins |
Titulo |
AS FIGURAÇÕES DA MORTE E DA MEMÓRIA NA POÉTICA DE MANOEL DE BARROS |
Orientador(a) |
Prof. Dr. LUIZ GONZAGA MARCHEZAN |
Data |
25/03/2015 |
Resumo |
RESUMOrnrnAo descrever as figurações que permeiam a Morte e a Memória na poética de Manoel de Barros, a tese pretende relacionar a perspectiva da transmutação com a presentificação. O quiasmo primordial da existência humana gira no entorno vida x morte, sempre em proveito do primeiro termo. O decesso, por natureza, é perspectiva constituinte do ser humano. Todas as sociedades encaram a Morte de maneiras diferenciadas. No entanto, sua relação com o homem pode se expressar em atitude de temor ou tranquilidade. Rito de passagem ou simples decomposição orgânica, o tema mortuário envolve uma relação entre o ser humano e seus paradigmas, qualquer que seja a época. A Memória, tão complexa quanto, aciona as lembranças mais profundas, faz o sujeito experimentar novamente sensações adormecidas, retoma imagens, presentifica-as. Em diálogo com a imaginação dos poetas e escritores, a Memória corrobora os fatos, todavia sem se tornar realidade. Morte e Memória colocam a Vida em um movimento singular. A poética de Manoel de Barros elege para o centro temático de suas obras os objetos inúteis, os sujeitos em conexão com a natureza, a infância, suas origens, homens desligados do capitalismo, os loucos e desvalidos. No entanto, outra perspectiva se aventura no cenário das poesias manoelinas: a Morte. O poeta Manoel de Barros costura a trama discursiva da Morte e da Memória em circularidade. Assim, tem-se como objetivo compreender a ideia da Morte e suas figurações na obra de Manoel de Barros, confrontando-as com a perspectiva da Memória como presentificação da Vida. Das produções literárias do poeta, foram escolhidas as seguintes obras para análise: Poesias (1956), Menino do Mato (2010) e Escritos em verbal de ave (2011). Na metodologia da tese foi realizada a pesquisa documental e bibliográfica sobre a vida e obra de Manoel de Barros. Além disso, um levantamento semântico proporcionou a escolha do recorte. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa midiática privilegiando as entrevistas do poeta. Buscaram-se nas falas de Manoel de Barros suas perspectivas sobre cada um dos eixos temáticos da tese, Morte e Memória.rnrnPalavras-chave: Poesia; Morte; Memória; Figuração; Ciclo.rnrn rnABSTRACTrnrnIn describing the figurations involving the Death and Memory in Manoel de Barros’ poetic work, the intention is establish the link between the perspective of transmutation and presentification. The main chiasmus of human existence is about life vs. death, always proves beneficial to the first. Naturally, the death is constituent perspective of humans. All societies face the death in different ways. However, the relationship between the death and human being can be expressed as fear or tranquility. Either as a rite of passage, or as an organic decomposition, the theme of death always involves a relationship between mankind and its paradigms, at any time. Such as complex as death, the Memory activates reminiscences, makes a person experiences old feelings again, retakes and makes present sensations. In a dialogue with the imagination of poets and writers, the Memory confirms facts, however without becoming a reality. Death and Memory put the Life in a singular movement. The poetic work of Manoel de Barros has like main themes the useless things, persons in connection with nature, childhood, his origin, men outside of capitalism, crazy and helpless people. But, other perspective dares to show in Manoel de Barros’s poetry: the Death. The poet makes his discursive schemes about Death and Memory in a circular pattern. So, this thesis aims to understand the idea of Death and its figurations in Manoel de Barros’ work, confronting with the perspective of Memory as Life presentification. Among the literary productions by said poet, the following works are selected for analysis: Poesias (1956), Menino do Mato (2010) and Escritos em verbal de ave (2011). The research methodology took into account procedures such as bibliographical and document survey on the life and works of Manoel de Barros. In addition, a search semantic provided the analysis approach. Subsequently, a media research about Manoel de Barros’ interviews has been held. In the poet speech, the aim is to examine his views on each thesis thematic axes, Death and Memory.rnrnKeywords: Poetry; Death; Memory; Figuration; Cycle. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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