UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Joyce Conceição Gimenes Romero
Titulo O perigo das águas: aspectos do feminino terrível em Gustavo Adolfo Bécquer, Octavio Paz e Eduardo Galeano
Orientador(a) Profª Drª Maria Dolores Aybar Ramirez
Data 23/04/2014
Resumo RESUMO
O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da configuração das personagens fantásticas femininas nas três seguintes obras: “Ojos Verdes” (1861), de Gustavo Adolfo Bécquer; “Mi vida con la ola” (1949-50), de Octavio Paz e “El lagarto que tenía la costumbre de cenar a sus mujeres” (1993), de Eduardo Galeano.
Tendo em vista a perspectiva dos estudos mitocríticos que contemplam o aspecto ancestral do feminino maléfico, observa-se o modo como se produzem as manifestações da mulher fatal, vinculada ao feminino terrível e às águas nas literaturas de diferentes épocas. Analisa-se, assim, a representação simbólica que denominamos mulher-sereia, imagem que, repleta da carga mítica, se apresenta nos três contos nos contornos da figura arquetípica de mulher sedutora e atraente, mas causadora de danos, perigosa e por vezes, fatal.
Atenta-se, ainda, para a questão do gênero literário nos referidos contos analisando sua construção através da personagem feminina, enquanto representação do fenômeno insólito nas narrativas.
Palavras chave: mulher- sereia; arquétipos literários; literatura fantástica; Gustavo Adolfo Bécquer; Octavio Paz e Eduardo Galeano.

ABSTRACT
This work presentes a reflection about the configuration of fantastic female characters in the following three works: “Ojos Verdes” (1981), by Gustavo Adolfo Bécquer, “Mi vida com la ola” (1949-50), by Octavio Paz and “El lagarto que tenía la costumbre de cenar a sus mujeres” (1993), by Eduardo Galeano.
In view of the mythcritical studies prospect that comtemplates the malefic female ancestral aspect, observe the qay that they produce the manifestations of the femme fatale, linked to the terrible female and to the waters in different times. Thus analized the symbolic representation that we call mermaid-woman, a image the, full of mythical load, presents in the three tales on contours of the archetypal figure of seductive and attractive woman, but damage causer, dangerous and sometimes, deadly.
Also, attentive to the literary genre issue in these tales analyzing its construction through the female character, as an unusual phenomenon representation in the narratives.
Keywords: mermaid-woman; literary archetypes; fantastic literature; Gustavo Adolfo Bécquer; Octavio Paz and Eduardo Galeano.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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