UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Michele Aranda Facchin
Titulo A comicidade nas crônicas de Mário de Andrade
Orientador(a)
Data 24/05/2012
Resumo O presente trabalho é resultante do estudo da coletânea de crônicas de Mário de Andrade intitulada Os filhos da Candinha (2008). O livro contém 45 crônicas cuja temática predominante é a cidade de São Paulo e a cultura popular brasileira, apreendida durante as viagens etnográficas do escritor para o nordeste do Brasil. Optamos por trabalhar com 5 crônicas do livro, dentre as mais folclóricas. São elas: “Bom jardim”, “Guaxinim do banhado”, “Macobêba”, “O Diabo” e “Rei Momo”. Todas as crônicas analisadas contêm um teor ideológico de valorização nacional muito forte, que faz parte do projeto de nacionalismo “consciente” defendido por Mário de Andrade. As crônicas selecionadas são fonte de divulgação da cultura brasileira já que representam um modo de ser brasileiro, seja na língua, nos costumes que nos apresentam, principalmente, na crítica que trazem a respeito das questões de ordem cultural. Além disso, possuem características do conto, por conterem personagens, o aprofundamento do tempo como acontece na narrativa, incluindo nisso um tom crítico, que é configurado por meio da comicidade, presente na coletânea e por nós identificada como uma estratégia do escritor para realizar a crítica, exercício frequente conforme notamos pelas suas publicações. Assim como escreveu crítica de arte, de música e de obras literárias, em suas crônicas, identificamos que ele realiza uma crítica da cultura brasileira, dos costumes do povo brasileiro. Suas crônicas parecem dirigir-se não só para o leitor de jornal, mas para o leitor brasileiro que necessita despertar seu olhar para a cultura que o circunda, a fim de valorizá-la, enxergá-la de fato, podendo ou não aproveitar as influências que lhe são externas. Objetivamos, pois, estudar os procedimentos de construção da comicidade para, assim, compreendermos o modo como Mário de Andrade realiza a crítica a favor da cultura brasileira. Para isso, baseamo-nos na fortuna crítica, nas teorias do cômico, suas formas (humor, ironia, paródia, chiste, etc.) e no estudo da crônica.


Palavras-chave: Mário de Andrade; crônica; nacionalismo; comicidade; crítica.




ABSTRACT

This work aims to study the selection of chronicles named Os filhos da Candinha, written by Mário de Andrade. The selection contains 45 texts, whose themes are predominantly related to São Paulo and other brazilian cities visited by the writer during his trip to the north-east of Brazil. It has been chosen 5 chronicles, which are based on the brazilian folklore and the ethnographic trips taken by the author. The chosen chronicles to study are: “Bom jardim”, “Guaxinim do banhado”, “Macobêba”, “O Diabo” e “Rei Momo”. All of them contain a “nationalism” ideology, that is part of the project by Mário de Andrade called “conscious nationalism”. His chronicles are source of the brazilian culture (the language, the habits) and they contain criticism on the cultural brazilian issues. Besides that, the texts contain short story elements because they have characters, a deep treatment of the time, and a tone of criticism constructed by comicity, which is a strategy to make criticism, very frequent in Mário de Andrade’s chronicles. He makes criticism mainly on the brazilian culture elements and the habits of brazilian people. His chronicles open brazilians’ eyes towards their culture and its possible loss. Therefore, our objective is to study the procedures of construction of comicity, so that we can comprehend the way Mário de Andrade makes his criticism in favour of the Brazilian culture.

Key-words: Mário de Andrade; chronicle; nationalism; comicity; criticism
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara