UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Cristina Maria Vasques
Titulo FAZENDO ARTE NA LITERATURA: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira
Orientador(a)
Data 27/10/2011
Resumo Esta tese de doutorado tem por objetivo apontar aspectos que favorecem a análise literária de narrativas infantis e juvenis brasileiras, de modo que possam servir de orientação (a professores e pais, principalmente) na escolha de obras literárias. Encontramos em Perrone-Moisés (1998) características – empregadas por escritores canonizados em suas escolhas literárias – bem definidas e didaticamente elencadas, que conferem ao texto escrito o status de arte. Para chegar à qualidade artística da literatura que nos propusemos a estudar, foi necessário compreendermos as noções de arte e estética literária. Conscientes de que a literatura transita também pela área da educação, fizemos algumas reflexões sobre o espaço que hoje ocupa – e os problemas que enfrenta – nas escolas brasileiras. Tratando-se do estudo de uma literatura brasileira, ramo do mesmo tronco em que se apoia toda a literatura universal, mas, agora, feita por brasileiros, discorremos sobre as influências que recebeu e as dificuldades que enfrentou para constituir-se genuinamente nacional; e sendo uma literatura supostamente destinada a um público peculiar, fizemos um apanhado histórico dos conceitos de infância, adolescência e juventude, buscando as especificidades que deve ter para atingir o objetivo de chegar a esse público. As obras que examinamos – que no conjunto, compreendem o período que vai desde o final do séc. XIX até o final da primeira década do séc. XXI –, foram selecionadas a partir de pesquisas junto à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e à Câmara Brasileira de Letras, instituidora do Prêmio Jabuti; de autores consagrados pela produção adulta que também escreveram para o público mais jovem; e, por fim, do nosso gosto pelo lúdico e conhecimento sobre educação, psicologia infantil e do desenvolvimento, língua portuguesa e literatura. Optamos por uma análise encetada em ordem cronológica inversa, por acreditarmos, como Barreto e Laet (1918), que a linguagem e os contextos contemporâneos são mais fáceis de serem compreendidos e, consequentemente, apreciados. Encontramos, assim, uma literatura alegre, bem humorada – mesmo quando trata de assuntos sérios –, riquíssima em termos de linguagem, temas, efabulação e hibridismo de
gêneros e forma. Percebemos também que a narrativa imagética, menos explorada na literatura adulta, vem sendo, cada vez mais, coadjuvante precioso da escrita para crianças e jovens, agregando a ela maior saturação de sentidos.

Palavras-chaves: literatura brasileira, literatura infantil e juvenil, arte literária, análise literária, critérios para a análise literária, narrativas.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara