UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Rafhael Borgato
Titulo Manifestações do herói trágico em O Tempo e o Vento
Orientador(a)
Data 20/05/2011
Resumo Este trabalho de mestrado visa a analisar a presença do elemento trágico, por meio da manifestação do herói trágico, dentro do romance. Para isso, utiliza-se a obra O tempo e o vento, do escritor brasileiro Erico Verissimo. O estudo baseia-se em um percurso histórico, que abrange (de forma sintética) desde a tragédia grega em seu contexto de surgimento, até os desdobramentos históricos do conceito de trágico (abordados especificamente no trabalho: neoclassicismo francês e a incipiente modernidade literária alemã, cuja precursora é a crítica de Lessing na “Dramaturgia de Hamburgo”), desdobramentos estes que culminam na filosofia do trágico inaugurada por Schelling. Partindo da filosofia do trágico como pressuposto teórico, busca-se analisar a manifestação do herói trágico nesse percurso histórico do gênero. Conclui-se, então, que a condição do herói trágico moderno é a de enclausuramento, pois, se o herói da tragédia grega é uma representação do debate de toda uma sociedade, a modernidade burguesa lega ao seu herói o individualismo. Percebe-se no romance um espaço mais adequado à manifestação desse herói, visto que a dinâmica da encenação teatral não permite a subjetividade exacerbada, a introspecção própria do herói moderno. A escolha de O tempo e o vento justifica-se devido à questão autoral. Um dos protagonistas da obra recebe o papel de autor da trilogia, sendo assim, trata-se de uma narrativa irônica. A ironia autoral revela-se de suma relevância para a conciliação do conflito trágico, de forma a tornar plena a tragicidade presente no romance. O trabalho possui relevância, à medida que se propõe a um assunto pouco estudado (ao menos, a partir do levantamento bibliográfico realizado), tanto em relação à obra de Erico Verissimo, quando em relação à caracterização do romance como gênero em si.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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