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Aluno(a) |
Cláudia Manoel Rached Féral |
Titulo |
O agon na poética aristofânica: diversidade da forma e do conteúdo |
Orientador(a) |
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Data |
11/03/2009 |
Resumo |
Esta pesquisa tem o objetivo de descrever, nas onze comédias supérstites de Aristófanes, a natureza do agon ( ). O plano de trabalho está composto de um conjunto de seis capítulos. O primeiro capítulo aborda algumas considerações preliminares sobre o percurso e a importância da palavra agon, da qual se derivou a expressão civilização agonística emblemática para a sociedade grega como uma cultura por essência competitiva. No capítulo seguinte, constam a apresentação do tema, a definição do objeto e a delimitação do corpus, e por fim uma exposição da revisão crítica da bibliografia específica. Do terceiro ao sexto capítulo são analisados os agones de cada comédia. Juntamente a essas análises de caráter estrutural e temático fez-se um estudo do papel do herói cômico, de acordo com as seguintes classificações: i) bomolochos: bufão; ii) eiron: irônico, dissimulador; iii) alazon: fanfarrão; iv) poneros: espertalhão, matreiro; v) spoudaios: soberbo. No final do trabalho, encontram-se as traduções dos agones. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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