UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Isabela Cristina Manchini
Titulo INSERÇÃO DE CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO SEXUAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Orientador(a) Prof. Dr. Ricardo Desidério da Silva
Data 21/02/2022
Resumo A Educação Sexual nos cursos de formação docente é de suma importância para a construção
de um currículo que seja vinculado às diferentes áreas do conhecimento, trazendo a noção
reflexiva da prática docente e desvinculação de processos conteudistas para o ensino, pois a
formação plena proporciona a transformação social. Esta pesquisa mapeou e analisou o
currículo dos cursos de graduação em Pedagogia das instituições públicas de ensino superior,
do Estado de São Paulo, sendo elas: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
[UNESP], nos campi: Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro e São José
do Rio Preto; Universidade de São Paulo [USP] nos campi: São Paulo e Ribeirão Preto;
Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP] com o campus de Guarulhos; Universidade
Federal de São Carlos (UFSCAR], com os campi São Carlos e Sorocaba; Universidade
Estadual de Campinas [UNICAMP] no campus de Campinas; Faculdade de Filosofia, Ciência
e Letras de Ibitinga [FAIBI] no campus de Ibitinga; Universidade Virtual do Estado de São
Paulo [UNIVESP]; e, por fim, o Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel
[IMESSM] no campus de São Manuel, afim de identificar a oferta de disciplinas sobre
Educação Sexual. Os caminhos metodológicos se pautaram na utilização da análise documental
e levantamento bibliográfico, e os resultados foram interpretados a partir da Análise de
Conteúdo. As decorrências demonstraram não só a dificuldade em encontrar material para o
levantamento de dados da pesquisa, como o Projeto Político Pedagógico das instituições, mas,
também, a baixa oferta de disciplinas que relacionassem a Educação Sexual pelo viés
emancipatório. Considera-se, portanto, que esses fatores afetam a formação de professores,
pois essa deve ser uma oportunidade para a inserção de novas teorias que devem se
fundamentar com a prática, já que o exercício da profissão docente exige pensar no social e na
diversidade humana, ou seja, é essencial a formação de profissionais críticos e conscientes de
sua responsabilidade social.
Palavras – chave: Educação Sexual, Formação Docente, Ensino Superior, Pedagogia

Abstract: When it comes to teacher education, Sex Education is of utmost importance for the
development of a diverse curriculum related to different areas of knowledge, since it focuses
on the teaching practices and separates itself from content-based teaching processes, due to the
fact that it is the complete formation of a professional that allows social transformation. This
research mapped and analyzed curriculums from Pedagogy courses in São Paulo State public
institutions of higher education, with a view to identifying the availability of Sex Education
subjects in those, namely: São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho [UNESP], on the
campuses: Araraquara Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro and São José do Rio
Preto; University of São Paulo [USP] on campuses: São Paulo and Ribeirão Preto; Federal
University of São Paulo [UNIFESP]with the Guarulhos campus; Federal University of São
Carlos [UFASCAR], with the São Carlos and Sorocaba campuses, State University of
Campinas [UNICAMP] on the Campinas campus; Faculty of Philosophy, Science and Letters
of Ibitinga [FAIBI], on the Ibitinga campus; Virtual State University of São Paulo [UNIVESP];
and, finally, the Municipal Institute of Higher Education of São Manuel [IMESSM]. The
methodological paths were based both on the use of documental analysis and bibliographical
survey, and the results were interpreted based on Content Analysis. The results revealed not
only the difficulty in finding material for the survey data, such as the Political Pedagogical
Project of the institutions, but also the low supply of courses that relate to Sex Education from
an emancipatory perspective. Therefore, it can be considered that teacher education is directly
impacted by the aforementioned factors, once the role of the teacher demands considering the
social being as well as human diversity, that is, the formation of critical and socially conscious
professionals is fundamental.
Key-words: Sex Education, Teacher Training, Higher Education, Pedagogy
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

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