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Aluno(a) |
Mirian Sinhorelli |
Titulo |
Oficinas pedagógicas: um instrumento de expressão da sexualidade de jovens com Síndrome de Down |
Orientador(a) |
Profa. Dra. FÁTIMA ELISABETH DENARI |
Data |
28/02/2020 |
Resumo |
ResumornEsta pesquisa tem como objetivo analisar as expressões e percepções de jovens com Síndrome de Down a respeito do afeto e da própria sexualidade. A metodologia abordada priorizou conceber “vozes” aos adolescentes, tendo o afeto, sexualidade e deficiência como categorias principais de análise, configurando-se como uma pesquisa qualitativa fundamentada na abordagem descritiva. Para tanto foram realizadas três oficinas, com quatro jovens que apresentavam Síndrome de Down entre 18 e 22 anos. Os participantes frequentam o Centro de Atendimento Especializado Exclusivo, em São Paulo. Além da discussão, recorreu-se na confecção de desenhos e imagens em temas cotidianos, contemplando aspectos decorrentes da expressão não-verbal. A análise dos dados demonstrou a existência de uma educação sexual repressora para alguns jovens, que apesar da faixa etária e constituição biológica lhes conferirem condições. Porém, o estudo apontou que muitos veem sua sexualidade de maneira positiva. Constatou-se que valores e atitudes relacionadas ao afeto e a sexualidade podem ser transmitidos e assimilados pelas pessoas com Síndrome de Down, que favorece o aprendizado em comportamentos partilhados tornando-os socialmente aceitos no contexto que fazem parte. Conclui-se que a limitação cognitiva, quando leve ou moderada, não impede a realização na inserção de programas referentes à educação sexual; ao contrário, demonstra prioridade, entendendo que a sexualidade é dimensão presente durante todo desenvolvimento humano, independe da condição cognitiva que a pessoa apresente. Destaca-se a importância de discussões que levem em conta a inclusão escolar que favoreça adequação de condutas relacionadas ao afeto e a sexualidade das pessoas com deficiência. Espera-se, contribuir para pesquisas futuras no que tange a qualidade de vida e que corrobore na autoestima das pessoas com deficiência.rnPalavras-chave: Síndrome de Down. Sexualidade. Afeto. Autoestima.rnrnAbstractrnThis research aims to analyze the expressions and perceptions of young people with Down Syndrome regarding affection and sexuality itself. The methodology addressed prioritized designing "voices" to adolescents, having affection, sexuality and disability and self-esteem as main categories of analysis, configuring itself as a qualitative research based on the descriptive approach. Three workshops were held, with four young people who had Down Syndrome between 18 and 22 years old. Participants attended the Exclusive Specialized Care Center in São Paulo. In addition to the discussion, it was especially used to make drawings and images in everyday themes, contemplating aspects arising from nonverbal expression. Data analysis demonstrated the existence of a repressive sex education for some of the young people, who despite the age group and biological constitution give them conditions. However, the study pointed out that many see their sexuality positively. However, it was found that values and attitudes related to affection and sexuality can be transmitted and assimilated by people with Down Syndrome, which favors learning in shared behaviors making them socially accepted in the context that are part of it. Thus, it was possible to conclude that cognitive limitation, when mild or moderate, does not prevent the insertion of programs related to sexual education; on the contrary, it demonstrates priority, understanding that sexuality is a dimension present throughout human development, it depends on the cognitive condition that the person presents. We highlight the importance of discussions that take into account school inclusion that favors adequacy of behaviors related to affection and sexuality of people with disabilities. It is expected to contribute to future research on the quality of life and that corrobore in the self-esteem of people with disabilities.rnKeywords: Down syndrome. Affection. Sexuality. Esteem |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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