UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Karin Elizabeth Kruger
Titulo SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: proposta de criação de material didático-pedagógico para intervenção escolar no município de Araraquara – São Paulo - Brasil
Orientador(a) Prof. Dr. VAGNER SERGIO CUSTODIO
Data 18/01/2018
Resumo Resumo
A expressão da sexualidade deve ser entendida como um processo amplo, natural, inerente ao ser humano e próprio de cada fase do desenvolvimento. A sexualidade é presente em todas as faixas etárias, independente de padrões de normalidade e de necessidades especiais, sejam estas físicas, mentais ou sociais . Entretanto, as crianças e jovens com deficiência intelectual (DI) necessitam, muitas vezes, de recursos diferenciados para alcançar a compreensão esperada pelos educadores. É neste sentido que este trabalho pretende atuar, levando materiais didáticos concretos e palpáveis, com linguagem acessível e interessante, para que crianças e jovens portadores de DI possam compreender, expressar e dialogar livremente sobre sua sexualidade. Mesmo com literatura abordando a problemática da sexualidade do DI, muitos pais e educadores continuam manifestando dificuldades e receios quando se fala deste assunto. Tendo em vista esta dificuldade, a qual se apresenta para a sociedade como um todo, acredita-se na importância da participação de todas as pessoas envolvidas na convivência do jovem portador de DI. Espera-se que este trabalho possa intervir positivamente na formação e capacitação dos educadores, buscando uma postura ética que valorize a pessoa em sua dimensão total. Levantou-se dados sobre os conhecimentos e as ações adotadas por educadores sobre o tema “sexualidade”, com atenção prioritária aos alunos que possuem algum tipo de (DI), regularmente matriculados em escola pública da cidade de Araraquara, SP – Brasil, através de entrevistas com a equipe gestora da Escola e as professoras do primeiro ano do ensino fundamental. Foram realizadas atividades com os alunos de primeiro ano do ensino fundamental, para compreender suas capacidades e posteriormente foi elaborado e aplicado um jogo didático com as crianças. Além disso, este jogo será doado à Instituição de Ensino, visando à orientação, aprimoramento e auxílio na formação de professores que trabalham com a educação de crianças e jovens portadores de DI. Para compreender a visão a respeito da sexualidade dos deficientes foi analisado os discursos, por meio da ótica foucaultiana na leitura das entrevistas realizadas com professores e alunos e nos registros da observação participativa durante as atividades com o material didático produzido.
Palavras – chave: Educação Sexual, Deficientes Intelectuais, Material Didático.
Abstract
The expression of sexuality must be understood as a broad process, natural, inherent to the human being, and proper to each phase of development. Sexuality is present in all age groups, regardless of normality patterns and special needs, whether physical, mental
or social. However, children and young people with intellectual disabilities often need
differentiated resources to achieve the understanding expected by educators. It is in this
sense that this work intends to act, taking concrete and palpable didactic materials, with
accessible and interesting language, so that children and young people with ID can
understand, express and freely dialogue about their sexuality. Even if the literature
addresses the issue of ID sexuality, many parents and educators continue to express
difficulties and fears when discussing this issue. Given that this difficulty presents itself
to society as a whole, and it is believed that the participation of all the people involved
in the coexistence of young people with ID, it is expected that this work can intervene
positively in the formation and Educators, seeking an ethical stance that values the
person in its total dimension. Data on the knowledge and actions adopted by educators
on "sexuality", with priority attention to students with some type of Intellectual
Disability (DI), regularly enrolled in a public school in the city of Araraquara, SP,
Brazil, Through interviews with the management team of the School and the teachers of
the first year of elementary school. Activities were carried out with the first-year
students of elementary school, to understand their abilities and later the didactic game
was elaborated and applied with the children. In addition, this game will be donated to
the Teaching Institution, aiming at orientation, retraining and assistance in the training
of teachers who work with the education of children and young people with ID. In order
to understand the vision about the sexuality of the disabled, the discourse was analyzed
through the Foucaultian view through the interview of teachers and students through
participatory observation during activities with the didactic material produced.
Keywords: Sexual Education, Intellectual Disabilities, Teaching Material.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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