| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Adalto Perpétuo Bianco | 
		 
		
			| Titulo | 
			TEMA TRANSVERSAL ORIENTAÇÃO SEXUAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Trajetórias e Desafios | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Prof. Dr. FABIO TADEU REINA | 
		 
		
			| Data | 
			07/12/2017 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A educação sexual está entremeada no ambiente escolar por meio do tema transversal 
Orientação Sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Formação de valores positivos, discussão 
de posturas preconceituosas e segregadas são alguns pontos do trabalho pedagógico do professor para 
com esse tema. As questões de pesquisa levantadas são: como os professores de Educação Física 
trabalham com o tema transversal Orientação Sexual em sua prática pedagógica; quais os desafios 
encontrados por estes profissionais em sala de aula junto à temática e quais trajetórias estes 
profissionais elucidaram de forma empírica a respeito do assunto em questão . O presente trabalho 
tem por objetivo estudar o tema ―Educação Física e Orientação Sexual‖, por meio de uma revisão 
bibliográfica, investigando como a prática pedagógica do professor de Educação Física vem se 
desenvolvendo em relação ao referido tema transversal, nos Ensinos Fundamental I e II, bem como 
apresentar quais são as abordagens feitas por este grupo de profissionais em sua prática pedagógica. A 
presente pesquisa se caracteriza como uma um pesquisa qualitativa e o recurso aplicado para a coleta 
de dados foi a entrevista semiestruturada, cujo instrumento de análise fica ao encargo da análise 
temática. Os resultados da pesquisa demonstram uma carência na formação inicial e continuada dos 
profissionais envolvidos, de modo a atravancar a sua prática pedagógica junto à temática em 
evidência. Demonstram também uma relativa vulnerabilidade desses profissionais com relação ao 
entendimento familiar de suas práticas para com temas relacionados à sexualidade. Por fim, denotam, 
ainda , uma possível proposição de intervenção através de meios que possam criar condições para a 
superação dos desafios encontrados. 
Palavras | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |