UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Suellen Silva Rodrigues
Titulo Concepções de profissionais da Educação e Saúde em sexualidade: proposta interventiva e assessoramento para projetos de Educação Sexual em Abaetetuba-PA
Orientador(a) Profa. Dra. ANDREZA MARQUES DE CASTRO LEÃO
Data 17/08/2017
Resumo A formação do professor é fundamental para assegurar um trabalho sistemático, contínuo e
formal de educação sexual na escola, assim como, nos distintos ambientes de saúde. Há a
necessidade de formação inicial e continuada deste profissional, considerando que os cursos de
graduação geralmente não apresentam em seus currículos temas relacionados a gênero,
sexualidade e, diversidade sexual. Aliado a isso, é imprescindível se ter professores aptos e que
possam ser sensibilizados à necessidade de se discutir temas relacionados à sexualidade
humana levando em consideração a necessidade de serem abordados no contexto escolar. O
mesmo pode ser dito acerca dos profissionais da saúde. A formação acerca deste tema é
incipiente diante das demandas que apresentam de abordar este assunto. Diante disso, a
presente pesquisa teve por o objetivo geral averiguar as demandas dos profissionais da
educação e saúde relativas à sexualidade e educação sexual, para a partir disso e neste contexto,
elaborar e implementar propostas interventivas em sexualidade e educação sexual direcionado
aos mesmos, acompanhando-os e assessorando-os no desenvolvimento de projetos de educação
sexual. A abordagem metodológica utilizada na presente pesquisa é qualitativa, mediado pela
pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada no município de Abaetetuba-PA. E os participantes da
pesquisa foram profissionais da educação (pedagogos e professor de matemática) e da saúde
(psicóloga). Quanto aos instrumentos de pesquisa para a coleta de dados foi utilizado um
questionário com perguntas abertas. A partir dos dados deste instrumento foram implementadas
propostas interventivas para assessorar os profissionais nas efetivações de ações em
sexualidade. Em linhas gerais, a elaboração de propostas interventivas visou dar legitimidade
para uma formação articulada, fornecendo oficinas sobre as seguintes temáticas (história da
sexualidade, diferença sexualidade e sexo, relação de gênero, gravidez na adolescência,
prevenção as IST-HIV-AIDS, diversidade sexual, direitos sexuais e reprodutivos e violência
sexual), assim como, sensibilizando ante à necessidade de implementação destas propostas.
Contudo, por meio da implementação das propostas interventivas direcionadas aos
profissionais de educação e saúde, foi notório verificar as contribuições que a formação
propiciou nas concepções destes e, principalmente, no manejo para abordar o tema na prática
profissional. Desse modo, percebemos que por meio dos resultados obtidos os profissionais da
educação e saúde do citado município necessitam de formação e informação para desenvolver
trabalhos interventivo de sexualidade, o que salienta a urgência do acréscimo de cursos contínuos para a efetivação das ações em ambas áreas.
Tipo Defesa-Mestrado
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