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			| Aluno(a) | 
			Suellen Silva Rodrigues | 
		 
		
			| Titulo | 
			Concepções de profissionais da Educação e Saúde em sexualidade: proposta interventiva e assessoramento para projetos de Educação Sexual em Abaetetuba-PA | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. ANDREZA MARQUES DE CASTRO LEÃO | 
		 
		
			| Data | 
			17/08/2017 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A formação do professor é fundamental para assegurar um trabalho sistemático, contínuo e 
formal de educação sexual na escola, assim como, nos distintos ambientes de saúde. Há a 
necessidade de formação inicial e continuada deste profissional, considerando que os cursos de 
graduação geralmente não apresentam em seus currículos temas relacionados a gênero, 
sexualidade e, diversidade sexual. Aliado a isso, é imprescindível se ter professores aptos e que 
possam ser sensibilizados à necessidade de se discutir temas relacionados à sexualidade 
humana levando em consideração a necessidade de serem abordados no contexto escolar. O 
mesmo pode ser dito acerca dos profissionais da saúde. A formação acerca deste tema é 
incipiente diante das demandas que apresentam de abordar este assunto. Diante disso, a 
presente pesquisa teve por o objetivo geral averiguar as demandas dos profissionais da 
educação e saúde relativas à sexualidade e educação sexual, para a partir disso e neste contexto, 
elaborar e implementar propostas interventivas em sexualidade e educação sexual direcionado 
aos mesmos, acompanhando-os e assessorando-os no desenvolvimento de projetos de educação 
sexual. A abordagem metodológica utilizada na presente pesquisa é qualitativa, mediado pela 
pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada no município de Abaetetuba-PA. E os participantes da 
pesquisa foram profissionais da educação (pedagogos e professor de matemática) e da saúde 
(psicóloga). Quanto aos instrumentos de pesquisa para a coleta de dados foi utilizado um 
questionário com perguntas abertas. A partir dos dados deste instrumento foram implementadas 
propostas interventivas para assessorar os profissionais nas efetivações de ações em 
sexualidade. Em linhas gerais, a elaboração de propostas interventivas visou dar legitimidade 
para uma formação articulada, fornecendo oficinas sobre as seguintes temáticas (história da 
sexualidade, diferença sexualidade e sexo, relação de gênero, gravidez na adolescência, 
prevenção as IST-HIV-AIDS, diversidade sexual, direitos sexuais e reprodutivos e violência 
sexual), assim como, sensibilizando ante à necessidade de implementação destas propostas. 
Contudo, por meio da implementação das propostas interventivas direcionadas aos 
profissionais de educação e saúde, foi notório verificar as contribuições que a formação 
propiciou nas concepções destes e, principalmente, no manejo para abordar o tema na prática 
profissional. Desse modo, percebemos que por meio dos resultados obtidos os profissionais da 
educação e saúde do citado município necessitam de formação e informação para desenvolver 
trabalhos interventivo de sexualidade, o que salienta a urgência do acréscimo de cursos contínuos para a efetivação das ações em ambas áreas. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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