UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Beatriz Rodrigues Kavahara Manzini
Titulo A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE EXTERIORIZAÇÃO DA SEXUALIDADE DAS CRIANÇAS A PARTIR DAS MANIFESTAÇÕES CORPORAIS, À LUZ DOS PENSAMENTOS DE BOURDIEU
Orientador(a) Fábio Tadeu Reina
Data 22/02/2017
Resumo Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo analisar as intervenções dos professores de Educação Física nas diversas manifestações da sexualidade de seus alunos. Uma vez que, a construção social do corpo dá-se a partir das experiências vivenciadas ao longo da trajetória de vida do agente, identificamos como dispositivos estruturantes do comportamento, as interferências adquiridas e como produto delas, as intervenções destes professores. Quando falamos de sexualidade, nos referimos ao objeto de uma identidade construída a partir de um processo histórico e de influências sociais de instituições como escola, família, igreja e sociedade. Sendo conteúdo programático dentro dos PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais), os Temas Transversais debatem a sexualidade como questão social, os quais devem ser abordados pelos educadores em suas disciplinas. De caráter sociológico, esta investigação teve como aporte metodológico a pesquisa qualitativa, e as entrevistas abertas, como ferramenta. Foram entrevistados três educadores físicos, que lecionavam nos primeiros anos do ensino fundamental I, em instituições públicas estaduais, no município de Matão. O roteiro utilizado para nortear as entrevistas foi composto por 52 questões capazes de identificar a trajetória social desses agentes. As análises foram realizadas por meio das categorias de análise de Bourdieu. Como resultados encontrados, pudemos ratificar a teoria embasada, ao observar características sociais marcadas no comportamento dos educadores, em suas intervenções. Elucidamos, portanto a formação do habitus dos educadores como estruturas sociais determinantes, adquiridas à priore no seio familiar e reestruturadas pelo meio em que o agente está inserido. Também, verificou-se a importância da integralização de disciplinas referentes à sexualidade, nos cursos de Educação Física, suavizando os impactos sociais geradores das intervenções profissionais diante das manifestações sexuais dos alunos.

Palavras-Chave: Educação Física, Sexualidade, Habitus.


Abstract

This research has as object of study the analysis of the interventions of Physical Education teachers in the diverse manifestations of the sexuality of their students. Knowing that the social construction of the body takes place from the experiences lived along the life trajectory of the agent, we have identified “interferences acquired” as structuring devices of behavior, and as a product of them, the interventions of these teachers. When we speak of sexuality, we refer to the object of an identity built from a historical process and from social influences of institutions such as school, family, church and society. Being a programmatic content within the National Curriculum Parameters, the Transversal Themes debate sexuality as a social issue, which must be addressed by the educators in their disciplines. Of sociological character, this research had the qualitative research as methodological basis, and open interviews, as a tool. Three physical educators were interviewed who taught in the first years of elementary education in state public institutions, in the municipality of Matão. The script used to guide the interviews was composed of 52 questions capable of identifying the social trajectory of these agents. Analyzes were performed using Bourdieu's analysis categories. As results found, we could ratify the theory based on observing social characteristics marked in the behavior of educators, in their interventions. We thus elucidate the formation of the habitus of educators as determinant social structures, acquired from the priore in the family and restructured by the environment in which the agent is inserted. Also, it was verified the importance of completing the subjects related to sexuality, in the Physical Education courses, smoothing the social impacts that generate the professional interventions in front of the sexual manifestations of the students.

Key words: Physical Education, Sexuality, Habitus.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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