|
|
Aluno(a) |
Érick Roberto Freire de Araújo Silva |
Titulo |
A educação sexual e o conservadorismo no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Fátima Elisabeth Denari |
Data |
01/07/2016 |
Resumo |
Resumo
A educação sexual no ensino escolar compreende uma variável fundamental para o
desenvolvimento crítico e para a emancipação política e social dos/as educandos/as. No
entanto, de fato, ela não se efetiva. A relutância do legislativo e a omissão do executivo,
subalternizados pelo conservadorismo, têm responsabilidade central para a manutenção desse
cenário. Haja vista que a educação formal ocupa um papel estratégico para o trabalho com
temas voltados para a sexualidade, as ações nesse ambiente devem ser incentivadas e
garantidas pelo poder público. Esses pressupostos são assumidos pela presente pesquisa como
pilares da intervenção que se pleiteia. Nesse contexto, a investigação pautou-se no objetivo
de analisar materiais didáticos sobre sexualidade e concepções de professores/as da rede
estadual de ensino de São Paulo sobre a educação sexual. Este estudo inspirou-se em
trabalhos de teóricos pós-críticos e a sua análise ocorreu com base em ferramentas
metodológicas próprias da fenomenologia. Os dados foram coletados por meio de uma
pesquisa bibliográfica e de um levantamento de campo, sendo estruturados por questionários
dispersados virtualmente. A investigação revelou que muitas iniciativas estão preocupadas
com a implementação da educação sexual e que os/as docentes estão comprometidos/as com
as suas demandas, porém, as práticas de sala de aula ainda são incipientes e superficiais. O
trabalho explicita as variáveis envolvidas e propõe soluções, bem como apresenta uma
proposta de intervenção, que tomará forma em um material didático em educação sexual.
Palavras-chave: Educação Sexual, Currículo, Material Didático
Silva, E. R. F. A. (2016). A educação sexual e o conservadorismo no currículo da rede
estadual de ensino de São Paulo. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo, Brasil.
Abstract
Sex education at school comprises a variable key for the critical development and
political and social emancipation for the students. However, in fact, it is not effective. The
reluctance of the legislative and the omission of the executive, subordinated by conservatism,
have primary responsibility for the maintenance of that condition. Considering the formal
education has a strategic role of working with themes related to sexuality, some actions in
that area should be encouraged and guaranteed by the Government. These assumptions are
made by this research as pillars of intervention that are pleaded. In that context, the research
was based on the objective of analyzing the educational material about sexuality and studies
made by teachers that work with sex education in Public School System in Sao Paulo State.
This study was inspired by post-critical theoretical work and its analysis was based on own
methodological tools of phenomenology. Data were collected through a literature search and
a field survey and structured by scattered questionnaires virtually. Research has showed that
many enterprises are concerned with the implementation of sex education and that the
teachers are committed to its demands, although the practice is still poor. This work explains
the variables that are involved and it proposes some solutions, as well as it proposes an
intervention that will become a didactic material.
Keywords: Sex Education, Curriculum, Didactic Material |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|