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			| Aluno(a) | 
			Érick Roberto Freire de Araújo Silva | 
		 
		
			| Titulo | 
			A educação sexual e o conservadorismo no currículo da rede estadual de ensino de São Paulo | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. Fátima Elisabeth Denari | 
		 
		
			| Data | 
			01/07/2016 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Resumo 
A educação sexual no ensino escolar compreende uma variável fundamental para o 
desenvolvimento crítico e para a emancipação política e social dos/as educandos/as. No 
entanto, de fato, ela não se efetiva. A relutância do legislativo e a omissão do executivo, 
subalternizados pelo conservadorismo, têm responsabilidade central para a manutenção desse 
cenário. Haja vista que a educação formal ocupa um papel estratégico para o trabalho com 
temas voltados para a sexualidade, as ações nesse ambiente devem ser incentivadas e 
garantidas pelo poder público. Esses pressupostos são assumidos pela presente pesquisa como 
pilares da intervenção que se pleiteia. Nesse contexto, a investigação pautou-se no objetivo 
de analisar materiais didáticos sobre sexualidade e concepções de professores/as da rede 
estadual de ensino de São Paulo sobre a educação sexual. Este estudo inspirou-se em 
trabalhos de teóricos pós-críticos e a sua análise ocorreu com base em ferramentas 
metodológicas próprias da fenomenologia. Os dados foram coletados por meio de uma 
pesquisa bibliográfica e de um levantamento de campo, sendo estruturados por questionários 
dispersados virtualmente. A investigação revelou que muitas iniciativas estão preocupadas 
com a implementação da educação sexual e que os/as docentes estão comprometidos/as com 
as suas demandas, porém, as práticas de sala de aula ainda são incipientes e superficiais. O 
trabalho explicita as variáveis envolvidas e propõe soluções, bem como apresenta uma 
proposta de intervenção, que tomará forma em um material didático em educação sexual. 
Palavras-chave: Educação Sexual, Currículo, Material Didático 
Silva, E. R. F. A. (2016). A educação sexual e o conservadorismo no currículo da rede 
estadual de ensino de São Paulo. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual 
Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo, Brasil. 
Abstract 
Sex education at school comprises a variable key for the critical development and 
political and social emancipation for the students. However, in fact, it is not effective. The 
reluctance of the legislative and the omission of the executive, subordinated by conservatism, 
have primary responsibility for the maintenance of that condition. Considering the formal 
education has a strategic role of working with themes related to sexuality, some actions in 
that area should be encouraged and guaranteed by the Government. These assumptions are 
made by this research as pillars of intervention that are pleaded. In that context, the research 
was based on the objective of analyzing the educational material about sexuality and studies 
made by teachers that work with sex education in Public School System in Sao Paulo State. 
This study was inspired by post-critical theoretical work and its analysis was based on own 
methodological tools of phenomenology. Data were collected through a literature search and 
a field survey and structured by scattered questionnaires virtually. Research has showed that 
many enterprises are concerned with the implementation of sex education and that the 
teachers are committed to its demands, although the practice is still poor. This work explains 
the variables that are involved and it proposes some solutions, as well as it proposes an 
intervention that will become a didactic material. 
Keywords: Sex Education, Curriculum, Didactic Material | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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