UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Érica Rodrigues do Nascimento Augustini
Titulo CONTOS DE FADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: Analisando os recursos empregados e as estratégias que podem ser adotadas pelas/os docentes na desconstrução de esteriótipos sexistas
Orientador(a) Célia Regina Rossi
Data 11/09/2015
Resumo RESUMO
Os contos de fadas, por seus elementos fantásticos, costumam estar associados ao universo infantil. No entanto, a gênese dos contos revela que eles pertenceram à tradição oral e foram destinados aos adultos. Na fase escrita, passaram por adaptações até atingir o público infantil. Inseridos em diversas culturas, os contos misturam desde os ritos de passagem até as influências mais modernas contidas nas versões contemporâneas. Por serem considerados um artefato cultural do patrimônio literário, estes contos costumam compor o currículo de Língua Portuguesa das escolas brasileiras. Constituindo-se enquanto abordagem qualitativa, este estudo procurou aliar a realidade destas instituições em relação aos contos de fadas à proposta de refletir sobre as relações de gênero presente nestas histórias e sobre sua incidência em nosso comportamento. A decisão por esse tema adveio da experiência profissional permeada pela necessidade pessoal de buscar aclarar os processos normalizadores que se instituem entre os muros escolares, perpetuando as relações binárias que ali são construídas, bem como em outros espaços institucionais e sociais. O resultado desvelou o olhar androcêntrico e heteronormativo despendido pelas docentes por não refletirem sobre os contos de outra forma que não seja pelo seu propósito de ensinar as características linguísticas e estruturais do mesmo. No entanto, sinalizaram um interesse por tecer sobre eles um olhar mais crítico e reflexivo, considerando os aspectos alusivos às configurações binárias dos extremos masculino e feminino.

Palavras-chave: Contos de fadas. Estereótipo. Metodologia. Percepção das/os docentes. Relações de Gêneros. Sexismo.

ABSTRACT
When comes to fairy tales and their own fantastic elements the association with the childhood universe is a common practice. However, the genesis of the stories reveals a link to the oral tradition and were intended for adults. During the written procedure they suffered adaptations to reach the children. Part of different cultures, these tales mix from the rites of passage to the most modern influences shown in the latest versions. As they are considered a cultural artifact of literary heritage, these tales are usually present in the Portuguese curriculum teaching of Brazilian schools. Establishing itself as a qualitative approach, this study had the goal of combine the reality of these institutions in relation to fairy tales to the proposal to reflect on the links of al gender in these stories and about their impact on our behavior. The decision by this theme came from the professional experience permeated by personal need to look for a way to put light at the standard-setting procedures between the school walls, perpetuating the binary intercourses that are built there, as well as in other institutional and social places. The result put an end to a slumber of the andocentric look and heteronormative practice by teachers once they don't see the stories beyond its purpose of teaching the language and its structural characteristics. However, they showed an interest in produce on them a more critical and reflective look, considering the allusive aspects to binary configurations about the male and female extremes.

Keywords: Fairy Tales. Stereotype. Methodology. Perception of teachers. Gender relations. Sexism. rnrnrnrn
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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