|
Educação de Jovens e Adultos: democratização da educação e superação do analfabetismo |
Aluno(a): |
Vera Mariza Regino Caserio |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
25/09/2001 |
|
Resumo |
|
|
O Ensino do Piano e o Desenvolvimento da Autonomia: uma experiência inovadora |
Aluno(a): |
Maria Helena Jayme Borges |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
21/06/2001 |
|
Resumo |
|
|
Os sentidos da indisciplina na escola: concepções de professores, equipe técnica e alunos das série finais do ensino fundamental |
Aluno(a): |
Andréa Maturano Longarezi |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
28/08/2001 |
|
Resumo |
|
|
A Pedagogia na "Era das Revoluções" - uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel |
Aluno(a): |
Alessandra Arce |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
09/08/2001 |
|
Resumo |
|
|
Interação da Escola com a Família: considerações a partir de uma abordagem ecológica |
Aluno(a): |
Fátima Aparecida Ferreira Inforsato |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
18/10/2001 |
|
Resumo |
|
|
Educação de Jovens e Adultos: um estudo histórico da legislação |
Aluno(a): |
Sérgio Fumio Miyahara |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
19/12/2001 |
|
Resumo |
|
|
A Ciência que se Ensina: fragmentação, ritualismo e descontinuidade nas práticas de ciências para as séries finais do ensino fundamental |
Aluno(a): |
Maria Cristina de Senzi Zancul |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
19/10/2001 |
|
Resumo |
|
|
Construção de Programas Educacionais Interativos, Integrando a Tecnologia de Informática ao Conhecimento do Processo Educativo |
Aluno(a): |
Edivani Aparecida Vicente Dotta |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
18/12/2001 |
|
Resumo |
|
|
Desvio de Função: Transgressão do Poder na Administração Escolar |
Aluno(a): |
Silvana Marcili |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
22/05/2001 |
|
Resumo |
|
|
Ensino de Língua Materna e a Produção de Textos Escritos pelos Alunos: impasses e perspectivas no trabalho do professor da 4ª série do ensino público fundamental. |
Aluno(a): |
Maria Betanea Platzer |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
21/05/2001 |
|
Resumo |
|
|
O Desenho Infantil na Formação do Leitor Durante a Alfabetização |
Aluno(a): |
Lucimara Cristina de Paula |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
25/05/2001 |
|
Resumo |
|
|
Estudo de Seguimento de um Grupo de Crianças em Idade Escolar Atendidas em uma Instituição Infantil |
Aluno(a): |
Maria Cecília Sambrano Vieira |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
05/02/2001 |
|
Resumo |
|
|
Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: o desempenho da criança na aquisição da leitura e da escrita e as práticas educativas nestes dois níveis do ensino básico |
Aluno(a): |
Dulcinéia da Silva Adorni |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
03/04/2001 |
|
Resumo |
|
|
A Disciplina "Ética e Cidadania" no Ensino Técnico: um estudo sobre sua repercussão nos valores dos alunos em suas relações sociais e profissonais |
Aluno(a): |
Maria Tereza Previato de Almeida |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
01/06/2001 |
|
Resumo |
|
|
Vídeo e Televisão na Sala de Aula: limites e possibilidades para mobilizar a reflexão e promover a formação integral |
Aluno(a): |
Benedita de Almeida |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
10/06/2001 |
|
Resumo |
|
|
Educação, Comunicação e Cidadania: interfaces para elaboração do jornal escolar |
Aluno(a): |
Ana Paula de Moraes Teixeira |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
13/12/2001 |
|
Resumo |
|
|
O Populismo Brasileiro dos Anos 50 no Discurso dos Livros Didáticos de História |
Aluno(a): |
Ricardo de Paula |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
31/07/2001 |
|
Resumo |
|
|
Fracasso Escolar: o discurso de professores de ciências no contexto das propostas da nova LDB |
Aluno(a): |
Maria Cecília Arantes Nogueira Ravagnani |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
03/05/2001 |
|
Resumo |
|
|
Projeto Nordeste de Educação Básica (1994-1999): uma análise da participação do banco mundial na definição da política educacional brasileira |
Aluno(a): |
Sandra Márcia Campos Pereira |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
14/08/2001 |
|
Resumo |
|
|
De Alunas a Professoras: analisando o processo da construção inicial da docência |
Aluno(a): |
Jacy Amantéa Mogone |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
17/08/2001 |
|
Resumo |
|
|
Discutindo o Programa de Correção de Fluxos no Contexto do Regime de Progressão Continuada - um estudo de caso |
Aluno(a): |
Chelsea Maria de Campos Martins |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
29/08/2001 |
|
Resumo |
|
|
Educação e Informática - a formação do novo perfil do professor frente às exigências das tecnologias emergentes |
Aluno(a): |
Sebastião Gandara Vieira |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
30/08/2001 |
|
Resumo |
|
|
A Prática Pedagógica da Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Suas Relações com o Perfil de Formação dos Professores |
Aluno(a): |
Cleide Narcisa Nery |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
30/08/2001 |
|
Resumo |
|
|
O Papel do Humor no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa |
Aluno(a): |
Denise Maria Margonari |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
11/09/2001 |
|
Resumo |
|
|
Parâmetros Curriculares Nacionais: da intenção à ação. Análise crítica da introdução e temas transversais. |
Aluno(a): |
Cláudia Cabral Rezende |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
24/09/2001 |
|
Resumo |
|
|
A Escola Pública e a Sexualidade: estudo analítico-descritivo sobre o discurso de um grupo feminino de adolescentes acerca de suas vivências sexuais |
Aluno(a): |
Valéria Cristina Gimenes |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
22/11/2001 |
|
Resumo |
|
|
Progressão Continuada por Ciclos, Trabalho Docente e Qualidade do Ensino: Um Estudo de Caso em Escola de Ensino Fundamental do Interior Paulista |
Aluno(a): |
Josilda Maria Belther Silva |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
14/09/2001 |
|
Resumo |
|
|
A Temática Ambiental e o Ensino de Física na Escola Média: a produção de energia elétrica em larga escala como um tema controverso |
Aluno(a): |
Luciano Fernandes Silva |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
21/09/2001 |
|
Resumo |
|
|
A percepção do professor sobre seu trabalho com classes de aceleração |
Aluno(a): |
Marisa Machado Cavallieri |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
18/12/2001 |
|
Resumo |
|
|
Educação a Distância: o Telecurso 2000 e o atendimento às demandas ocupacionais |
Aluno(a): |
Daniela Melaré Vieira Barros |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Doutorado |
Data: |
12/12/2001 |
|
Resumo |
|
|
A Temática Ambiental nas Propostas de Trabalho do Futuro Professor de Ciências |
Aluno(a): |
Kátia Regina Penteado Mandrá |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
21/12/2001 |
|
Resumo |
|
|
Eles são analfabetos, como posso ensiná-los? A ruptura entre a 4ª e a 5ª série e seus professores |
Aluno(a): |
Elisangela Aparecida Truzzi |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
25/10/2001 |
|
Resumo |
|
|
Das Possibilidades de Construir Indicadores na Gestão Educacional: Um Estudo de Caso |
Aluno(a): |
Nara Lúcia Nonato |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
03/12/2001 |
|
Resumo |
|
|
As escolas Paroquiais Protestantes em Brotas no Final do Século XIX |
Aluno(a): |
Eneida Ramos Figueiredo |
Orientador(a): |
|
Tipo: |
Defesa-Mestrado |
Data: |
31/08/2001 |
|
Resumo |
|
|