UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Teresa Pierri Vellosa
Titulo A função supervisora em educação: uma análise para sua ressignificação.
Orientador(a)
Data 30/10/2006
Resumo Considerando os desafios educacionais impostos pela sociedade atual, ressalta-se a necessidade de se introduzir mudanças profundas na escola e na função dos agentes educacionais. Nesse sentido, a supervisão ganha novo significado como elemento desencadeador, estimulador e articulador desse trabalho. Há necessidade, então, de se pensar em uma ressignificação da função do papel do supervisor de ensino como elo aglutinador e agente necessário para construir a vontade coletiva que dá identidade à Instituição – Escola.
Esse trabalho sinaliza uma possível ressignificação do papel do supervisor atrelada à uma postura mais educativa desse agente, quando, numa ação mediadora, procura diagnosticar as necessidades da Unidade Escolar, levando às soluções junto ao macro- sistema, bem como numa ação criadora, se firma como co-autor do Projeto Pedagógico da Escola.


Palavras-chaves: supervisão-escolar, ressignificação, projeto pedagógico, escola, gestão, equipe escolar.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara