|
|
Aluno(a) |
Maria Teresa Pierri Vellosa |
Titulo |
A função supervisora em educação: uma análise para sua ressignificação. |
Orientador(a) |
|
Data |
30/10/2006 |
Resumo |
Considerando os desafios educacionais impostos pela sociedade atual, ressalta-se a necessidade de se introduzir mudanças profundas na escola e na função dos agentes educacionais. Nesse sentido, a supervisão ganha novo significado como elemento desencadeador, estimulador e articulador desse trabalho. Há necessidade, então, de se pensar em uma ressignificação da função do papel do supervisor de ensino como elo aglutinador e agente necessário para construir a vontade coletiva que dá identidade à Instituição Escola.
Esse trabalho sinaliza uma possível ressignificação do papel do supervisor atrelada à uma postura mais educativa desse agente, quando, numa ação mediadora, procura diagnosticar as necessidades da Unidade Escolar, levando às soluções junto ao macro- sistema, bem como numa ação criadora, se firma como co-autor do Projeto Pedagógico da Escola.
Palavras-chaves: supervisão-escolar, ressignificação, projeto pedagógico, escola, gestão, equipe escolar. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|