|
|
Aluno(a) |
Taciana Mirna Sambrano |
Titulo |
A transição de contextos: inter relação entre instituição de educação infantil e família de criança de três anos. |
Orientador(a) |
|
Data |
15/09/2006 |
Resumo |
RESUMO
Em consonância à perspectiva bioecológica, a presente pesquisa pode ser situada dentro de um modelo de mesossistema que se propõe a analisar a relação entre os microssistemas instituição de educação infantil e família de crianças de três anos, a partir da visão de mães, professoras e diretoras, tendo como referência uma transição ecológica normativa, bem como analisar as mudanças e continuidades no processo de desenvolvimento das atividades e das relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar. Foram realizados dois estudos que se apresentam metodologicamente divididos em momentos distintos, embora complementares Os resultados do primeiro estudo revelam a ocorrência de diferentes padrões de relacionamento entre a instituição de educação infantil e as famílias. Os dados obtidos com o segundo estudo, que se configura como um estudo de caso, foram analisados frente a um sistema de dimensões e categorias elaborado para esta pesquisa. Evidenciam-se expectativas diversas entre as mães e as profissionais no tocante à instituição, embora concordem com as funções específicas dos contextos no desenvolvimento infantil durante a primeira transição normativa que as crianças vivenciam. Conclui-se que a relação entre família e instituição de educação infantil pode variar em padrões de relacionamento ou intensidade, de acordo com as concepções e expectativas de seus interlocutores, enquanto os participantes dos contextos, sobretudo as crianças, estabelecem uma rede de interações diferenciadas e ampliam seus papéis, engajando-se em atividades com os adultos e coetâneos. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|