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Aluno(a) |
Keity Jeruska Alves dos Santos |
Titulo |
A infância da pós-modernidade e o projeto moderno inconcluso |
Orientador(a) |
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Data |
14/09/2006 |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo central divulgar e comprovar a necessidade de preservação da infância. Os tempos atuais vêm desvalorizando essa fase da vida na medida em que promovem, sob o rótulo de educação pós- moderna, a adultificação da criança. Nesta tese esse processo é analisado tendo como referência autores clássicos modernos, notadamente Froebel e Freinet. O contraponto Moderno / Pós-moderno é evidenciado numa perspectiva historicista, comprovando a necessidade de resgate dos valores e ideais da Modernidade no que se refere à educação da criança, mais precisamente nos conteúdos escolares, literatura, música, brincadeiras. O trabalho contempla também uma análise de imagens que representam crianças, bem como entrevista realizada com crianças escolares de diferentes classes sociais. A conclusão permite comprovar a tese de que as crianças gostam de serem, e querem a oportunidade de serem plenamente crianças, e essa oportunidade concretiza-se na possibilidade do brincar. Nesse sentido, a escola revela-se como instituição, por excelência, de transmissão do conhecimento, mas também espaço privilegiado de promoção da alegria, fantasia e brincadeiras. Para assumir, ou reassumir seu verdadeiro papel, é preciso que a escola equilibre-se entre a novidade e a tradição, com senso crítico e amorosidade, e se torne agente indispensável na luta pela preservação da infância. Somente dessa forma é possível evidenciar a fragilidade e o paradoxo da argumentação pós-moderna, que desmerece a cultura e os conhecimentos dos Modernos propagando-se progressista, mas revela-se totalmente reacionária na medida em que se vale, ora sutil, ora escancaradamente, da transformação da criança num adulto em miniatura como paradigma de suas propostas educativas, caminhando deste modo, na contramão da História. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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