|
|
Aluno(a) |
Márcia Regina Onofre |
Titulo |
A experiência de pesquisa na formação básica e seu impacto na atuação docente na visão de profissionais do Ensino Fundamental I |
Orientador(a) |
|
Data |
29/06/2006 |
Resumo |
A pesquisa, aqui apresentada, defende a idéia de que professores formados em cursos de Pedagogia em licenciatura plena de 4 anos, em instituições públicas conceituadas e que participaram, ao longo da graduação, de Programas de Estudo, e, especialmente de atividades de Iniciação à Pesquisa tendem a ter uma trajetória e desempenho diferenciados em relação aos demais professores.
O objetivo do estudo foi o de investigar o impacto das experiências de pesquisa no processo de formação inicial e no desempenho profissional de professores do Ensino Fundamental I da SME de Araraquara.
Para a obtenção dos dados foi realizada, num primeiro momento, uma pesquisa preliminar, por meio de questionários, e, num segundo momento entrevistas com os profissionais com esse perfil.
Os resultados obtidos até o momento trazem, ainda, indicações de que: a formação inicial é um espaço de aprendizado essencial para a construção dos saberes e, conseqüentemente, um bom desempenho profissional; são necessárias políticas públicas voltadas para investimentos na formação inicial dos professores; a formação diferenciada permite que os professores desenvolvam mais autonomia, reflexão e posicionamento político nas escolas; bons cursos de formação inicial podem ser concebidos também como parte de um plano de cargos, salários e condições de trabalho, possibilitando aos professores a progressão funcional e, conseqüentemente, o não abandono da rede pública de ensino, por melhores salários.
Palavras-chave: Formação Básica, Iniciação à pesquisa, Professor I, Bom desempenho profissional, Investimento na formação inicial, progressão funcional. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|