|
|
Aluno(a) |
Alessandro Eleutério de Oliveira |
Titulo |
Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI? |
Orientador(a) |
|
Data |
07/06/2006 |
Resumo |
Nosso trabalho objetiva a apreensão e o entendimento das características de narrativas orais de alunos e de alunas observadas nas salas de aula de uma escola pública do interior paulista de Ensino Fundamental regular e de Ensino Médio supletivo. Nesse sentido, utilizamos o referencial teórico obtido a partir de idéias do filósofo alemão Walter Benjamin correlacionado com uma metodologia de abordagem qualitativa.
Por essa razão, usamos os conceitos de Erfarhung, que diz respeito à experiência humana construída pela tradição nas sociedades artesanais, e que era transmitida por meio das narrativas orais associadas ao modo de produção pré-capitalista e o de Erlebnis, que se refere à experiência humana moldada pela Indústria Cultural e pelo modo de produção capitalista.
A partir dessa premissa teórica, observamos aulas das disciplinas de Língua Portuguesa e História, estratégia metodológica que permitiu a obtenção de exemplos de seis manifestações orais a partir das quais asbtraímos elementos que podem contribuir para a compreensão sobre de que formas as experiências dos sujeitos são constituídas em nosso tempo . |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|