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Aluno(a) |
José Renato Carneiro |
Titulo |
A constituição e a atuação de grupos, tribus, gangues e galeras no entorno de uma Escola Pública de Ensino Médio: uma coexistência possível? |
Orientador(a) |
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Data |
30/05/2006 |
Resumo |
Ao despertar para a presença invasiva e indisciplinada de grupos, tribos, gangues e galeras de adolescentes e jovens no entorno da Escola Oscar Villares, em Mococa (SP), eu, como pesquisador e, então diretor da escola, deparei-me com a necessidade de conhecer as características principais desses agrupamentos juvenis, para melhor trabalhar com eles. A partir de pesquisa bibliográfica acerca da constituição de grupos, procurou-se desvelar os fatores determinantes da atuação dos mesmos. Diante desse contexto, este estudo tem como primeiro objetivo, obter o entendimento sobre a dimensão da Escola Pública no Brasil, com ênfase nas concepções pedagógicas que contribuíram historicamente para a construção da escola atual. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre as relações de poder no campo da Escola, as implicações ligadas ao habitus, à indisciplina e às formas de inclusão e exclusão praticadas entre grupos de estabelecidos e de outsiders (segundo Norbert Elias), fatores esses que se encontram mediados pela mídia e pela indústria cultural, no bojo da globalização levada a efeito pelo neoliberalismo da contemporaneidade. A pesquisa teórica permitiu levantar dados históricos sobre as características da adolescência e da juventude como fenômenos de expressão psíquica e social, procurando compreendê-las no contexto das manifestações da cultura juvenil em geral, assim como no entorno específico da escola, privilegiando aspectos ligados à violência implícita na atuação de alguns grupos. Este trabalho realizou, ainda, estudos de casos envolvendo alguns sujeitos da pesquisa sujeitos representativos das culturas juvenis presentes na escola e de agentes escolares. Pensa-se que este estudo possa ser de interesse das administrações escolares e de educadores, que lidam com as configurações grupais constituídas por alunos, ex-alunos, indivíduos de sua comunidade (ou que dela se aproximam), visando interagir com a Escola. Apresenta algumas alternativas para a convivência com esses grupos juvenis, por meio da abertura e do esclarecimento da Escola em relação às manifestações de seu modo de vida e de suas culturas peculiares. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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