UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Gabriela Maffei Moreira
Titulo Recursos e Condições Adversas na história pregressa de crianças de 4ª série do Ensino Fundamental
Orientador(a)
Data 02/06/2006
Resumo A presente pesquisa, fundamentada na perspectiva bioecológica de desenvolvimento humano, tem como objetivo geral identificar, a partir do resgate parcial sobre a história de vida familiar e escolar de crianças que freqüentam, no momento do estudo, a 4ª série do Ensino Fundamental, os recursos e as condições adversas relacionadas ao desempenho acadêmico diferenciados em alto e baixo rendimento. Para tanto, buscou-se a identificação dos recursos e das condições adversas na história de escolarização das crianças mediante entrevistas semi-estruturadas com professoras, pais e crianças. Com as professoras, desenvolveu-se um protocolo de análise do roteiro de entrevista dividido em blocos temáticos. Tais blocos são subdivididos em categorias que buscaram respaldo na literatura especializada em ambiente escolar e nos relatos advindos das professoras. Com os pais procurou-se investigar o contexto familiar por meio do RAF (Inventário dos Recursos do Ambiente Familiar), do EEA (Escala de Eventos Ambientais Adversos) e de entrevistas com roteiro semi-estruturado. Com as crianças, além das entrevistas, das sessões lúdicas e das análises dos seus registros acadêmicos arquivados na escola, foi realizada uma avaliação mediante o TDE (Teste de Desempenho Escolar). Participaram da pesquisa quatorze crianças de 4ª série do Ensino Fundamental da rede pública de uma escola situada no interior do Estado de São Paulo, divididas em dois grupos: alto e baixo rendimento escolar (AR e BR); suas respectivas famílias e duas professoras que lecionaram para tais crianças na série citada acima. Os resultados indicaram que as professoras possuem críticas quanto ao processo de Progressão Continuada, quanto aos meios de implantação e as desvantagens que podem acarretar para o rendimento acadêmico do aluno. Acreditam que o sucesso escolar está diretamente relacionado com o acompanhamento familiar na vida escolar do filho e com o interesse da criança. Por sua vez, o insucesso escolar, em sua maioria, está associado à fatores externos à sala de aula, tais como práticas docentes de séries anteriores, incapacidades do próprio aluno, condições sócio-econômicas desfavoráveis dos pais, pouco incentivo e escassa participação da família. As crianças referem-se à escola como um espaço para a recreação, onde podem encontrar e brincar com os amigos. A imagem de bom professor é apontada como aquele que se mostra exigente e ao mesmo tempo, próximo delas. Quanto ao nível acadêmico dos alunos, todos obtiveram a classificação final como inferior. As análises das entrevistas com os pais sinalizaram, referente ao grupo AR, que o sucesso escolar está associado à competência do professor. Quanto aos pais do grupo BR, estes creditam ao baixo rendimento do filho o pouco investimento no ensino de conteúdos na pré-escola, as práticas docentes como atitudes disciplinares coercitivas e punitivas e o pouco interesse do filho. A análise do Inventário de Recursos do Ambiente Familiar permitiu observar que as crianças do grupo AR se envolvem em mais atividades de leitura, de passeios e de programas junto com os pais. Elas também realizam mais atividades programadas e possuem maior número de recursos no ambiente físico. O estudo dos resultados da Escala de Eventos Ambientais Adversos refletiu um maior número de eventos estressores no grupo de crianças BR, tais como conflitos no lar, abandono de pai, perda de emprego de um dos pais e falecimento de familiares. As crianças do grupo AR passaram por algumas condições adversas, como falecimentos de familiares e amigos, separações dos pais e momentos difíceis do ponto de vista financeiro. No entanto, essas condições não se configuraram em fracassos escolares. Ou seja, as crianças são afetadas pelas adversidades, mas as enfrentam e as superam. Percebeu-se a necessidade de maior diálogo entre a escola e a família, para que possam trocar experiências e contribuírem, dessa forma, para o melhor rendimento do aluno. As crianças estão sinalizando que requerem ajuda para que possam progredir e melhorar na escola.Também se pode concluir que quanto mais
recursos disponibilizados no ambiente familiar e menos eventos estressantes na história de vida familiar das crianças, mais resultados positivos elas alcançam na escola.

Palavras chaves: recursos; condições adversas; desempenho acadêmico, mesossistema.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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