UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Josiberti Flavio Aparecido Monteiro da Silva
Titulo Educação Inclusiva em Cursos de Licenciatura: Um estudo sobre Possibilidades e Limitações da Educação a Distância (EaD) para a Formação de Professores
Orientador(a)
Data 02/06/2006
Resumo As novas leis que regem atualmente o sistema de ensino no Brasil exigem que haja professores com capacidade para trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais inseridos em classes comuns, dado que essa legislação está calçada numa política de inclusão. Para tanto, a formação de professores para atuar nesses contextos de inclusão é de fundamental relevância. Considerando que há uma necessidade, minimamente atendida, em cursos presenciais de graduação, o Ministério da Educação regulamenta também sobre a
oferta de disciplina, na modalidade a distância, em cursos no ensino superior. Nesse sentido, o presente trabalho de pesquisa estabeleceu como objetivo analisar o papel de um curso de educação inclusiva sobre o desempenho de alunos de licenciatura, de uma universidade pública. Além disso, visa aferir a eficiência de conteúdos inclusivos ministrados a distância via Internet, bem como a organização do próprio curso para a definição de seus limites e possibilidades. Por meio de parceria com o grupo de pesquisa e estudos FOREESP – Formação de Recursos Humanos para Educação Especial, constituído por professores universitários e pós-graduandos, foi criado o programa de um curso sobre a temática da educação inclusiva para ser aplicado na modalidade a distância, via Internet. Após a adequação para web do material desenvolvido pelo grupo, utilizou-se um Ambiente de Ensinoa Distância que possibilitou o levantamento de dados para uma análise das questões de pesquisa propostas por esse trabalho. Após esse estudo, conclui-se que o ensino de conteúdos sobre inclusão escolar pode ser efetuado em cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), contudo, a pesquisa demonstra, entre outros resultados, que a sua eficiência em promover o ensino, sobre esse tema, está diretamente associada ao grau de interatividade, que o curso proporciona, entre seus participantes e seus professores. Essa interação pode ser implementada, no caso da EaD via Internet, utilizando-se dos recursos disponíveis atualmente pelos Ambientes de Ensino a Distância, que no caso deste trabalho, foram utilizados de forma incipiente, apenas com a intenção de testá-los, entretanto, obtendo resultados qualitativos suficientes para essa conclusão.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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