|
|
Aluno(a) |
Cláudia Cabral Rezende |
Titulo |
Formação ética do jovem educando - um processo de (re)construção de valores |
Orientador(a) |
|
Data |
29/05/2006 |
Resumo |
O presente trabalho resulta de pesquisa realizada para fins de doutoramento, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP de Araraquara. Trata-se de investigação teórico-bibliográfica e empírica que buscou discutir o processo de formação ética do adolescente e a construção de sua identidade. Foi efetuada na intenção de contribuir para a formação ética do jovem educando tendo como ponto de partida uma reflexão sobre a ética e os valores significativos, tal como são recebidos e compreendidos por eles através do processo educacional. A investigação empírica realizada com jovens do Ensino Fundamental possibilitou confrontar os dados obtidos com a revisão bibliográfica concernente ao tema, a fim de verificar quais valores as escolas deveriam trabalhar para concorrer com a realidade extra-escolar e quais atitudes, habilidades, competências devem ser almejadas no processo educacional diante da crise de valores éticos que a sociedade globalizada vem sofrendo no limiar do século XXI. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|