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Aluno(a) |
Vitérico Jabur Maluf |
Titulo |
A Contribuição da Epistemologia de Gaston Bachelard para o Ensino de Ciências: uma razão aberta para a formação do novo espírito científico o exemplo da Astronomia |
Orientador(a) |
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Data |
29/05/2006 |
Resumo |
Esta pesquisa de caráter bibliográfico busca, por cotejamento, explicitar a partir de Bachelard como a ciência contemporânea é uma produção da fenomenotécnica e quais as contribuições que podem ser tomadas de sua epistemologia para o Ensino de Ciências. Nesse sentido, analisa como a Astronomia é uma produção da fenomenotécnica bachelardiana, o que nos permitiu, de um lado, destacar o papel do instrumento técnico na composição de seu objeto, identificando-a como lócus da unidade do racionalismo aplicado e do materialismo racional e, de outro lado, permitiu-nos colocar o espírito científico em estado de renovação. Por sua natureza, a ciência contemporânea se constitui em um ato pedagógico de reconhecimento das falhas intelectuais ela é uma pedagogia para a ciência o que nos mostra a impossibilidade de existir um método universal para a produção da ciência e para o Ensino de Ciências. Ao tomar como proposta oficial para o Ensino de Ciências os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, constatou-se que sua proposição de apreensão do conhecimento científico se dá de forma direta pela observação, há uma supervalorização de uma ciência do cotidiano, mantendo o ensino no nível da descrição. Contrário a essa forma inequívoca que toma a ciência, conseqüentemente seu ensino, como método dado a priori, é que a epistemologia bachelardiana busca discutir a formação da razão, a partir do diálogo do racionalismo aplicado e do materialismo técnico, como uma pedagogia de superação dos obstáculos epistemológicos e/ou pedagógicos, de formação do novo espírito científico em que a razão esteja sempre aberta para o novo, o que significa não mais formar o espírito e sim reformar. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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