|
|
Aluno(a) |
Antonio Lopes |
Titulo |
Gestão Escolar e Parcerias em Educação no Município de Votuporanga |
Orientador(a) |
|
Data |
12/05/2006 |
Resumo |
Levando-se em conta a multiplicidade de organizações sociais que compõem a sociedade, diante de um quadro amplificado da diversidade cultural, do pluralismo de idéias que nela está presente e considerando o processo de transformações sofridas pelas organizações que compõem o Estado e o Mercado, este trabalho objetiva investigar a escola, as organizações sociais e as parcerias educativas no Município de Votuporanga. Para realizá-lo foi feito um estudo sobre a função social da escola, cuja atuação não se restringe somente ao seu ambiente interno, mas que diante de um cenário mais sistêmico, a escola precisa manter uma inter-relação com as demais organizações sociais e, juntamente com elas, compor, quando se tratam de objetivos comuns, novas formas de colaboração, entre elas as parcerias educativas. Foram aprofundados os conceitos de educação e suas variáveis, de organizações sociais, sua tipologia e classificação, e dando destaque às organizações que compõem o terceiro setor. O tema parcerias foi estudado, focalizando as parcerias públicas, as individuais e as realizadas por Organizações do Terceiro Setor. Para reforçar a importância das parcerias educativas procurou-se conhecer algumas organizações sociais comunitárias que prestam trabalho educativo. Para completar, foi feito uma pesquisa numa das escolas estaduais, conhecendo a sua história e analisando os resultados de um questionário que foi aplicado nos alunos, quanto a dados pessoais e o envolvimento e aproveitamento nas atividades escolares, sobre o relacionamento do pessoal da escola e dados sobre a família na instituição. No final, foram extraídas as conclusões sobre o assunto estudado.
Palavras-chave: Convênio, escola, gestão, organização social, parceria, participação. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|