| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Denise Maria Margonari | 
		 
		
			| Titulo | 
			A Competência Humorística e a Criatividade no Processo de Formação de Professores de Língua Inglesa | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			22/02/2006 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
 
Esta pesquisa, caracterizada como um estudo avaliativo-descritivo, tem como objetivo investigar o processo de formação de professores de Língua Inglesa, alunos do Curso de Letras da Universidade Federal de São Carlos, incentivando e promovendo o desenvolvimento da competência humorística por meio da estimulação criativa desses futuros educadores e levando-os à aplicação de materiais humorísticos nos estágios de regência da disciplina Prática de Ensino em Língua Inglesa 1 e 2, durante o ano letivo de 2002. Assim, a investigação foi realizada à luz da bibliografia especializada na área de humor, criatividade e formação de professores de Língua Inglesa e como instrumentos principais para a coleta de dados foram utilizados observações em sala de aula na universidade e em diversos contextos de ensino, registro cursivo no diário da observadora, aplicação de questionários aos alunos-professores, entrevista semi-estruturada com o docente responsável pela Prática de Ensino e análise de documentos. Os resultados obtidos foram muito positivos, pois os futuros professores superaram a insegurança e as dificuldades quanto à aplicação de atividades humorísticas e, por meio da vivência criativa, promoveram o desenvolvimento da criatividade e da competência humorística nos alunos de diversos contextos de ensino. O humor também mostrou-se um recurso didático muito relevante para o processo de ensino-aprendizagem de Inglês nos níveis Fundamental e Médio. Além de motivador, facilitador da interação e redutor do filtro afetivo, descontraiu a atmosfera da sala de aula e funcionou como elemento auxiliar para a conscientização dos alunos sobre a importância de se aprender Inglês. 
 
PALAVRAS-CHAVE: Competência humorística. Criatividade. Formação de professores pré-serviço. Língua Inglesa. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Educação do Professor. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |