|
|
Aluno(a) |
Denise Maria Margonari |
Titulo |
A Competência Humorística e a Criatividade no Processo de Formação de Professores de Língua Inglesa |
Orientador(a) |
|
Data |
22/02/2006 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa, caracterizada como um estudo avaliativo-descritivo, tem como objetivo investigar o processo de formação de professores de Língua Inglesa, alunos do Curso de Letras da Universidade Federal de São Carlos, incentivando e promovendo o desenvolvimento da competência humorística por meio da estimulação criativa desses futuros educadores e levando-os à aplicação de materiais humorísticos nos estágios de regência da disciplina Prática de Ensino em Língua Inglesa 1 e 2, durante o ano letivo de 2002. Assim, a investigação foi realizada à luz da bibliografia especializada na área de humor, criatividade e formação de professores de Língua Inglesa e como instrumentos principais para a coleta de dados foram utilizados observações em sala de aula na universidade e em diversos contextos de ensino, registro cursivo no diário da observadora, aplicação de questionários aos alunos-professores, entrevista semi-estruturada com o docente responsável pela Prática de Ensino e análise de documentos. Os resultados obtidos foram muito positivos, pois os futuros professores superaram a insegurança e as dificuldades quanto à aplicação de atividades humorísticas e, por meio da vivência criativa, promoveram o desenvolvimento da criatividade e da competência humorística nos alunos de diversos contextos de ensino. O humor também mostrou-se um recurso didático muito relevante para o processo de ensino-aprendizagem de Inglês nos níveis Fundamental e Médio. Além de motivador, facilitador da interação e redutor do filtro afetivo, descontraiu a atmosfera da sala de aula e funcionou como elemento auxiliar para a conscientização dos alunos sobre a importância de se aprender Inglês.
PALAVRAS-CHAVE: Competência humorística. Criatividade. Formação de professores pré-serviço. Língua Inglesa. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Educação do Professor. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|